Quatro décadas unem o primeiro presidente da SOPERJ, Dr. José Augusto da Silva, e nossa atual presidente, Dra. Katia Telles Nogueira. Ele, pioneiro no enfrentamento de dificuldades e na concretização de ideias e projetos; ela, pioneira no enfrentamento de uma crise sanitária mundial, com criatividade, dinamismo e domínio de uma nova realidade tecnológica. Entre eles, uma sequência de presidentes e suas diretorias, trabalhando para o sucesso e a pujança da nossa associação, representando os pediatras fluminenses em sua constante dedicação à infância e à adolescência. Seguem breves mensagens de nossos estimados presidentes.
Estou muito honrado com o convite da Diretoria de Publicação da SOPERJ, para participar do Boletim comemorativo dos 40 anos da nossa Sociedade. Fui invadido por forte emoção e entusiasmo, em poder vivenciar este momento histórico.
Ao reler a publicação dos 25 anos, rememorei a história e quem a escreveu. “Haja coração!” Gratidão aos companheiros de ideais, é a palavra a expressar o que sinto neste momento.
Agradeço aos Pediatras da então Sociedade Fluminense de Pediatria, pela compreensão e viabilização jurídica, a fim de dotar o novo Estado da Federação de uma Sociedade única e representativa.
Tudo aconteceu em um momento muito rico da minha vida: luta para a criação da SOPERJ; Mestrado no IPPMG – UFRJ; contato com o Dr. Albert Sabin, a quem conferimos o Título de Sócio Honorário; convívio com as mais expressivas representações da Pediatria e seus diversos serviços, particularmente com o Professor Cesar Beltrão Pernetta.
Agradeço ao querido amigo Reynaldo de Menezes Martins – então Presidente da SBP, pelo apoio decisivo nas fases de criação da SOPERJ.
Com muito amor e carinho, agradeço aos queridos amigos de Diretoria do biênio 1981-1983, pelo enfrentamento dos desafios, que não foram poucos. Conseguimos unir esforços com amizade, entusiasmo, cooperação, devoção, responsabilidade e transparência.
Aos Presidentes que me sucederam e às suas diretorias, aos Pediatras do Estado do Rio de Janeiro, abnegados colegas de especialidade que enobrecem o exercício da Medicina a cada dia de trabalho, em prol da infância e da adolescência – Seres Iluminados – cujo destino é o de transformar este mundo num lugar melhor de se viver, meus respeitosos cumprimentos.
Particularmente, agradeço à minha esposa Eliane de Brito Silva – também Pediatra, pela participação amorosa, familiar e profissional desde sempre.
A SOPERJ, Sociedade moderna e atualizada, atingiu seus 40 anos com representação nacional ao crescer coerente com a realidade tecnológica da era digital e todo acervo moderno de comunicação.
Dr. José Augusto da Silva (Biênio 1981 – 1983)
A vida é cheia de desafios. Quando crianças, cultivamos inúmeros sonhos: um quer ser astronauta, outro bombeiro e eu sempre desejei ser médica. Realizei meu sonho. Formei em medicina e, quando estava no internato, decidi ser pediatra.
Ao fazer residência, especialização, mestrado e doutorado, estava focada em um único objetivo: aperfeiçoar-me cada vez mais para exercer a minha profissão com competência, segurança e empatia. Da graduação até hoje nada mudou: a cada dia que passa, sou mais apaixonada pelo meu ofício.
Chegar à presidência da SOPERJ, no ano de 2019, foi uma espécie de coroação por todos os dias e noites de estudo, plantões, aulas e dedicação intensa à medicina. Fizemos vários eventos, reformamos a sede, modernizamos o site e ampliamos os grupos de trabalho. Realizamos vários cursos de treinamento como o PALS e o de reanimação neonatal. Promovemos o Encontro da Zona Oeste, evento avaliado por todos como um grande sucesso.
Mas 2020 chegou, trazendo um grande desafio. Fomos surpreendidos pela pandemia de COVID-19. Num primeiro momento, eu me senti como uma criança que pede uma bicicleta aos pais e ganha um jogo de montar, e com um agravante: a brincadeira era unir as peças com os olhos vendados!
A sensação, naquele momento, era de perplexidade. Mas o que fazer? A única solução era driblar o medo e seguir em frente, com fé e coragem. Tenho a sensação de que daqui a 40 anos, quando lembrarem dos anos atuais, vão pensar: a diretoria era aquela da pandemia! Nossa, como eles produziram, apesar de todas as adversidades do momento.
Foram esses pensamentos que me vieram à cabeça quando o Boletim me convidou para falar sobre o aniversário da SOPERJ. Tenho muito orgulho de ser presidente da entidade nesse momento de grande desafio. Conto com o apoio de uma diretoria competente, de funcionários dedicados e de grandes amigos presidentes de DCs, GTs e Regionais, que se mostraram incansáveis em abrilhantar os 40 anos da SOPERJ. A todos vocês, meu especial agradecimento.
Também desejo agradecer a todos os ex-presidentes da SOPERJ que fazem parte dessa história. Espero honrar o legado de vocês. Como sou festeira, gostaria de comemorar a data com muitos abraços. Mas sabemos que não é momento. A festa ficará para o futuro, quando tudo isso que estamos vivendo em função da pandemia tiver passado. Mas, apesar de todas as adversidades, a alegria no coração é infinita.
Parabéns, SOPERJ!
Dra. Katia Telles Nogueira (Triênio 2019 –2021)