Autor:José Vicente de Vasconcellos
O ideal seria que a criança estivesse mamando só no peito, mas à vezes isto é difícil e algumas dicas podem ajudar:
1 – O bebê deve esvaziar bem uma das mamas antes de passar para a outra, pois o leite do final da mamada é mais rico em gordura que o leite do começo e se ele mamar um pouco em cada mama, não vai saciar a fome e poderá não ganhar peso adequadamente. Poucos bebês precisam mamar as 2 mamas em cada mamada. O ideal é mamar pelo tempo que ele desejar em uma das mamas, esvaziando-a bem, até a mama ficar ¨vazia¨.Não dar apenas 10 ou 15 minutos em cada mama, pois ele não irá ficar satisfeito.
2-Se necessitar realmente do leite artificial, este deverá ser oferecido em colher ou em copo, pois se oferecer em mamadeiras há o risco de fazer confusão de bicos e largar o peito.
3- A criança amamentada exclusivamente no peito não necessita de água, mas os que ingerem fórmulas deverão receber água, em média 30 a 40 ml ou até mais, dependendo do peso e da idade.
O ideal é tentar ficar só no peito. Muita das vezes é mais fácil do que se pensa. É sempre bom ter a ajuda de alguém que amamentou ou de um profissional de saúde que trabalhe com amamentação.
José Vicente de Vasconcellos
Presidente do Comitê de Aleitamento Materno – SOPERJ – Triênio 2004-2006
Fonte:SOPERJ