Começou a campanha de vacinação contra o sarampo no Rio de Janeiro. O Governo Federal reforça a necessidade da conscientização da sociedade para evitar um surto da doença no Estado. O público-alvo é a população de seis meses até 49 anos e, por conta disso, é importante os pais ficarem atentos e não deixarem de levar seus pequenos.
Em 2019, o Rio de Janeiro teve 373 casos confirmados, o que é considerado preocupante. O crescimento da doença avançou em diversas partes do mundo nos últimos tempos e fez com que países como o Brasil, Reino Unido e a Venezuela perdessem o certificado internacional de erradicação do sarampo.
A maior concentração de casos no ano passado foram na região metropolitana do Rio de Janeiro, com 100 na capital e 250 na Baixada Fluminense. O Governo alertou que a imunização é necessária para criar um bloqueio contra o avanço do sarampo.
Vale lembrar que diversas Fakes News estão sendo enviadas nas redes sociais sobre as vacinas. É importante ressaltar a necessidade de checar a veracidade das informações antes de compartilhar.
Marque na Agenda
A campanha de vacinação terá dois “dias D” com o objetivo de intensificar a mobilização na cidade. O primeiro será no dia 1 de fevereiro e o outro em 7 de março. Os pontos ficarão concentrados em estações de trem e metrô. O governo também pretende fazer uma busca ativa das pessoas que não se vacinaram, nas residências, escolas e universidades.