Autor:-
Assessoria de Prevenção de Acidentes e Violência
Na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, desde 1999, foi implantada a Assessoria de Prevenção de Acidentes e Violência (APAV), cujo objetivo é assessorar Secretarias Municipais de Saúde, instituições e profissionais de saúde ou parceiros na prevenção das causas externas.
Maus-tratos contra criança e adolescente, violência contra mulher, violência contra idosos, tentativas de suicídio, mortes e lesões por arma de fogo, intoxicação por chumbinho, acidente de trânsito e acidentes domésticos são uns dos diversos temas que a APAV já vem trabalhando na perspectiva da prevenção.
A notificação de maus-tratos/abuso sexual contra crianças e adolescentes no Estado do Rio é incentivada e coordenada pela APAV. As Secretarias Municipais de Saúde, após receberem as fichas de notificação dos profissionais de saúde, devem encaminha-las para a APAV para que esta possa construir um diagnóstico dos maus-tratos no Estado. Para que a informação gerada pela notificação possa servir para ação, foi criado o Comitê Intersetorial Estadual de Acompanhamento das notificações de maus-tratos. Este comitê, coordenado pela APAV, é composto por diversas instituições que participam na atenção da criança e do adolescente em situação de violência. A SOPERJ tem assento neste comitê e trabalha em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Fundação para Infância e Adolescência, Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), IPPMG/UFRJ, Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, Centros de Pesquisa/Universidades e algumas Secretarias Municipais de Saúde. Por ser intersetorial este Comitê é capaz de atuar em diversas áreas propondo e executando políticas públicas para prevenir a violência.
Pediatra, conheça mais a APAV e as possibilidades de parcerias com você, sua instituição ou Secretaria Municipal de Saúde. Se preferir, visite a APAV pelo site: www.saude.rj.gov.br/apav
Fonte:Assessoria de Prevenção de Acidentes e Violência, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro