XIII Encontro da Zona Oeste
Mais do que um auditório lotado nos dois dias do XIII Encontro de Atualização em Pediatria da Zona Oeste foi observar a atenção e a integração entre participantes e palestrantes durante todas as apresentações.
“A expectativa era de um bom encontro, porque sempre queremos que seja melhor a cada edição. Conseguimos ver que teve superação, vendo a satisfação dos colegas, do número de inscrições e da qualidade das aulas. Tentamos de tudo para que fosse o melhor possível. Sabemos que perfeição não existe, mas nos esforçamos bastante para que fosse um evento para marcar a vida dos médicos”. As palavras são da presidente do Encontro, Dra. Elisabete Isidoro Caetano.
A proposta do evento foi de uma programação com temas de atualização muito práticos. “Sabemos bem das dificuldades de deslocamento de alguns profissionais e o que queríamos era trazer a informação com temas muito presentes nos consultórios”, ressaltou.
Além do Auditório
Mas a programação ultrapassou o auditório de debates. Isso porque, como explicou a Dra. Elisabete, “os pediatras acabam pensando nos outros e se esquecem da saúde deles”. A pediatra lembrou como é difícil ter momentos para os próprios médicos e a forma de trazer isso para o evento foi, por sugestão da Dra. Kátia Telles Nogueira, presidente da SOPERJ, ter uma área para vacinação dentro do evento.
Outro ponto que sempre é programado para facilitar os profissionais da região é manter o Encontro no mesmo local, já que não existe um espaço que consiga receber tão bem dentro das necessidades do Encontro. “O Círculo Militar passou a ser sede de todos os eventos da SOPERJ na nossa região. Eles estão acostumados com a gente e nós com eles. É a nossa casa”, comentou a Dra. Elisabete.
Se a Regional estava bastante satisfeita com os resultados, a mesma sensação foi da presidência da SOPERJ. A Dra. Kátia Telles Nogueira, presidente da Sociedade, reforçou a opinião definindo como um evento de sucesso de crítica e de público. “Foi uma grande confraternização entre os pediatras, que puderam, além de se atualizar com que há de mais moderno na Pediatria, ainda pode se vacinar e relembrar os laços de amizade com seus pares.
A SOPERJ sai fortalecida desse evento sabendo que estamos aumentando nossa corrente do bem e de associados da SBP.”
Entre as novidades nas palestras, a inclusão – pela primeira vez – de uma abordagem sobre os problemas oftalmológicos devido ao uso excessivo de telas de computadores, celulares e tablets pelas crianças. A Dra. Viviane Lanzelotte apresentou dados com o crescimento dos índices de miopia e que as pesquisas estimam que ao final da década 1/3 da população mundial estará míope e em 2050 metade da população. Entre as recomendações para as crianças está a exposição natural ao sol, porque aumenta a atividade da dopamina na retina, reduzindo o ritmo de crescimento do globo ocular. “A cada uma hora adicional de atividade por semana ocorre uma redução do risco de desenvolvimento da miopia em 2%”. O mundo digital também teve abordagem específica com o Dr. Márcio Moacyr Vasconcelos.
A Dra. Elisabete trouxe como tema a anemia, com dados epidemiológicos, onde 1.93 bilhão de pessoas no mundo (27% da população) está com o problema. Ingestão e aproveitamento inadequado de ferro; diminuição e modificação na absorção do ferro; aumento das necessidades e clampeamento precoce do cordão; doenças intestinais; e perda sanguínea foram algumas das causas de anemia ferropriva apresentadas.
O evento foi recheado de debates muito práticos como o tratamento de patologias endócrinas, lactente sibilante, otite média aguda, além da dermatologia e patologias ortopédicas.
Na área da vacinação, a Dra. Isabella de Assis Balallai reforçou a necessidade de falar cada vez mais sobre a importância e os desafios da adesão de pais e profissionais de saúde. Desinformação, informação demais, despreparo, mito e Fakes News foram alguns pontos, assinalados pela médica, que precisam de atenção.
Balanço da SOPERJ
A abertura contou com a participação do Dr. Joel Conceição Bressa da Cunha, representando a Sociedade Brasileira de Pediatria, e um balanço das atividades da SOPERJ pela Dra. Kátia Nogueira.
Na apresentação, a Dra. Kátia falou sobre a convocação do bem, onde a SOPERJ tem a missão de zelar pela saúde e bem-estar de crianças e adolescentes. “A SOPERJ acredita que a rede de pediatras envolvidos nessa corrente precisa aumentar. Convocamos a todos os pediatras a integrarem o time de associados. Quanto mais unidos estivermos, mais força teremos para avançar, compartilhar, conquistar e vencer nossos desafios no exercício diário de nossas funções”.