25. SAÚDE ESCOLAR NO CURRÍCULO MÉDICO

Autor:Gomes, S.C., Gomes, MX., Freitas, A.TA., Pereira, A.C., Santos, B.TM.

Disciplina Atenção Integral à Saúde Faculdade de Medicina/UFRJ, Rio de Janeiro
Introdução: A inclusão de um projeto de saúde escolar numa disciplina do 3° Período da Faculdade de Medicina é o objeto do nosso estudo. Os estudantes de medicina vão às escolas da rede pública de ensino fundamental e interagem com os alunos de 1.ª Série a 8.ª Série. São feitos entrevista e exame físico do aluno através de um formulário de coleta de dados, que aborda questões como, ambiente domiciliar, saúde mental, saúde dos familiares, acuidades sensoriais, além de problemas dermatológicos e fisioterápicos. Objetivo: Avaliar a aceitação do estudante de medicina à este projeto, além da percepção desta inovação como uma experiência positiva na própria formação. Metodologia: Avaliação de todo o universo de 90 estudantes de medicina, feita ao final do período, feita através de questionário de respostas fechadas. RESULTADOS: 97,8% consideraram o estágio inserido no contexto da Disciplina Atenção Integral à Saúde. 91,1 % consideraram ótima e boa a receptividade por parte do escolar. 93,3 % consideraram ótima e boa a interação com o escolar. 87,7 % consideraram ótima e boa esta experiência para a própria formação. Conclusão: A inclusão deste projeto no currículo médico é uma experiência positiva para os estudantes de medicina. A proposta de atenção programática pra Saúde Escolar integrando a Universidade e a Rede Pública de Ensino Fundamental tenta avaliar e encaminhar soluções para os problemas de saúde de uma faixa etária pouco lembrada.

Fonte:Revista de Pediatria SOPERJ – Ano 4 – nº 1 – Janeiro a Junho de 2003