Diagnóstico e Prognóstico MPS: Importância do Pediatra

Participação no evento de 05/07/2021 SOPERJ sobre Diagnóstico MPS.

A Importância do Pediatra no Diagnóstico e Prognóstico da Mucopolissacaridose

 Isaías Soares de Paiva

Presidente do Departamento Científico de Genética da SOPERJ.

Na abertura:

Inicialmente quero expressar minha satisfação e orgulho de participar de um evento como este. Quero expressar também minha gratidão à Presidente da SOPERJ, Katia Nogueira, pelo apoio constante à Genética. Agradecer à Takeda pelo apoio.

O diagnóstico de Mucopolissacaridose (MPS) é um dos meus temas preferidos. Observem que os sintomas das MPS geralmente iniciam no primeiro ano de vida. Entretano, no Brasil a média de diagnóstico é 6,5 anos. Neste intervalo a criança com MPS vive uma odisseia, realizando investigação complementar diagnóstica inadequada.

Insisto e enfatizo sempre a participação do Pediatra no diagnóstico precoce e oportuno da MPS. É ele o profissional que acompanha a criança e está habilitado a identificar os primeiros sinais do fenótipo da MPS, ainda no lactente, como macrocefalia, hérnias, hepatoesplenomegalia, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência de crescimento.

Por isto este evento é muito importante e com certeza trará aquisição de conhecimentos para habilitar melhor o pediatra para fazer a suspeita inicial de MPS. A Dra. Dafne, sempre brilhante, fará uma apresentação dinâmica com casos clínicos, uma metodologia e didática excelente e adequada. Observem que cada caso clínico tem uma mensagem que é importante para o pediatra fazer a suspeita clínica inicial.

Parabéns pelo evento. Estou muito feliz em participar.

No final:

Excelente evento. Parabéns à Dra. Dafne pela excelente e brilhante palestra. Casos clínicos perfeitos para o contexto da palestra. E como já havia comentado antes, cada caso apresentou uma mensagem com dados uteis para os pediatras fazer a suspeita clinica inicial de MPS.

Solicitei à Dra. Dafne para detalhar como deve ser a primeira etapa do diagnóstico de MPS, quando o pediatra fizer uma suspeita.

Finalmente dizer da minha satisfação em participar do evento e agradecer à SOPERJ e a Takeda.