Abordagem das pneumonias adquiridas na comunidade complicadas e não complicadas na infância

Introdução: A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma infecção do trato respiratório inferior, decorrente de um agente etiológico adquirido fora do ambiente hospitalar. Os vírus são os principais agentes envolvidos, em todas as idades, sendo o sincicial respiratório o mais prevalente. Dentre as causas bacterianas, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Staphylococcus aures recebem destaque.1 A PAC é classificada em não complicada, podendo ou não necessitar de internação (classificada como grave quando a hospitalização é necessária); ou complicada (PACC), correspondendo aquela de forma grave, apesar do uso do antibiótico, que apresente uma das seguintes complicações: derrame pleural (parapneumônico ou empiema), pneumonia necrosante e abscesso pulmonar.1,2,3 O tratamento irá depender do tipo de PAC e da faixa etária do paciente. As diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2021 e 2022, descrevem a abordagem diagnóstica e terapêutica das PACs. Os documentos científicos estão disponíveis no link abaixo:

Fontes:

  1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Pneumologia. Abordagem diagnóstica e terapêutica das pneumonias adquiridas na comunidade não complicadas. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23054d-DC-Pneumonias_Adquiridas_Nao_Complicadas.pdf; acesso em: 20 de novembro de 2021.
  2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Pneumologia. Pneumonias Adquiridas na Comunidade Complicadas. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23053c-DC-Pneumonias_Adquiridas_Complicadas.pdf; acesso em: 30 de dezembro de 2021.
  3. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Pneumologia. Pneumonias Adquiridas na Comunidade Complicadas. 2022 (atualização). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23053i-DC-Pneumonias_Adquiridas_Complicadas.pdf; acesso em: 09 fevereiro de 2022.