ACIDENTES OCULARES NA INFÂNCIA

ACIDENTES OCULARES NA INFÂNCIA

COMO PROTEGER SEU FILHO

 

 A maioria dos acidentes oculares, ao contrário do que se pensa, ocorre em casa e em atividades recreativas. Além disso, após os 5 anos de idade, os meninos apresentam quase o dobro de lesões, quando comparados às meninas. A mesma atenção deve ser dada ao ambiente escolar.

          O melhor tratamento é a prevenção!

  • Objetos pontiagudos e cortantes devem ser mantidos longe do alcance das crianças (Ex.: lápis, tesouras, facas, canivetes, brinquedos com componentes perfurocortantes, como dardos e flechas entre outros,  plantas, estilingues, etc.).
  • Animais: as crianças devem ser orientadas a ter cautela na brincadeira e contato com animais (arranhadura por gatos, mordedura por cães, bico de aves, etc.). Porque mesmo “brincando” o animal pode causar lesões oculares sérias.
  • Queimaduras por calor ou componentes químicos podem ser evitadas impedindo a presença da criança na cozinha, mantendo os cabos das panelas para dentro do fogão, guardando materiais de limpeza, inseticidas e álcool dentro de armários altos e trancados e evitando segurar cigarro aceso próximo da criança.
  • Algumas plantas também produzem substâncias com o poder de causar lesões químicas em córnea e conjuntiva, além do perigo de laceração ou perfuração pelos espinhos ou formato em ponta.
  • Uso de óculos de proteção em esportes de contato/impacto e até mesmo na natação. É interessante observar que esses óculos podem ser feitos com grau.
  • E por último, mas não menos importante, USO DO CINTO DE SEGURANÇA EM QUALQUER TRAJETO DE CARRO, uso de assentos apropriados, além de manter a criança no banco de trás até os 10 anos.