Adoro ser Adolescente

Ana Clara Regal fala de sua experiência como digital influencer

Ana Clara Regal adora ser adolescente. A fase que para muitas meninas e meninos da sua faixa etária é vista como um período de muitas inseguranças, autoestima baixa e rebeldia, para ela tem se revelado um momento de muito crescimento e novas experiências. A estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Santo Inácio é digital influencer com 83 mil seguidores nas redes Tik Tok e Instagram, e vive, aos 16 anos, um momento muito feliz.

– Ser adolescente para mim é uma fase em que descobrimos muito da vida, um momento em que ainda podemos errar e fazer muitas descobertas para o nosso futuro. Eu não gostei da fase pré-adolescente, mas da adolescência gosto muito. Ao mesmo tempo em que temos um pouco mais de independência, a gente ainda tem muita ajuda dos nossos pais, é muito legal.

Ana Clara, aliás, tem uma relação muito boa com os pais, a comunicação entre eles sempre foi muito franca e aberta. Entusiasmada, a adolescente conta que tem liberdade e se sente à vontade para conversar sobre tudo com eles, além de receber apoio incondicional para realizar seus sonhos.

Foi assim com uma das experiências mais importantes que viveu até hoje. De janeiro a julho desse ano, a adolescente realizou o sonho de fazer a High School nos Estados Unidos para aprimorar o inglês. Foi uma fase de muitos desafios para ela, que, pela primeira vez, se viu à frente das decisões que precisava tomar para superar os obstáculos que surgiram durante o intercâmbio.

Mesmo com o apoio dos pais, que acompanharam todo processo, foi ela quem resolveu sozinha a questão burocrática sobre a troca da família que a recebeu num primeiro momento. A família original não tinha a estrutura necessária e ela percebeu que precisava buscar outra família. Também foi sua decisão dar continuidade ao intercâmbio nos Estados Unidos quando a pandemia de Covid-19 foi decretada. Ana Clara passou metade do intercâmbio estudando remotamente.

– Eu decidi que mesmo não podendo ir ao colégio para assistir às aulas presencialmente, eu iria ficar. Eu podia ter voltado para o Brasil, mas lá ou aqui eu ficaria de quarentena do mesmo jeito. Esse intercâmbio era um sonho, eu tinha muita vontade de fazer. Acho que amadureci bastante, tive que fazer muitas coisas sozinhas. Depois do intercâmbio minha visão está diferente.

Ana Clara não se decepcionou em nenhum momento com a experiência. A escola onde estudou superou suas expectativas, pôde aprender muito na casa da segunda família em que ficou hospedada e compartilhar vivências com a filha do casal, que tem a mesma idade que ela. Tantas novidades fizeram com que a digital influencer repensasse sobre algumas escolhas que havia feito anteriormente. Se antes a faculdade de medicina era uma certeza, agora ela diz que deseja avaliar outras possibilidades.

– Antes do intercâmbio não tinha dúvidas sobre a medicina, contínua sendo uma opção, mas quero ver outros campos.

A dúvida em que Ana Clara se encontra faz todo sentido. Sua visão de mundo ficou muito mais ampla depois do intercâmbio. Antes queria morar nos Estados Unidos, e mesmo tendo adorado a experiência de passar alguns meses estudando lá, percebeu o quanto gosta de viver no Brasil. Então está reavaliando esse desejo. Também tem pensado muito na sua responsabilidade como digital influencer. Quando chegou aos Estados Unidos, em janeiro, tinha apenas 200 seguidores. Em poucos meses viu esse número crescer vertiginosamente.

Sem nenhuma intenção de mobilizar seguidores, começou a postar vídeos sobre sua experiência com o intercâmbio. Hoje contabiliza 83 mil seguidores. A adolescente leva a sério a função. Consegue realizar a produção e postagens dos vídeos sem que isso a prejudique na escola.

– Eu não imaginava que nada disso fosse acontecer, fiquei muito feliz e acho muito legal. Vou criar um canal no Youtube. Eu tento ser muito transparente. Como digital influencer o que tento passar para os meus seguidores é que cada um deve fazer o que gosta, sem se importar com a opinião alheia. Muitos adolescentes têm vontade de postar, mas ficam com vergonha. Quando estava no intercâmbio, percebi que a gente não tem que se importar com o que falam sobre a gente.

Alguém duvida que com essa determinação Ana Clara vai longe? Seja como médica ou outra profissão que escolher, a menina está aproveitando muito bem a fase que, até o momento, é a melhor da vida. Que ela possa sempre levar mensagem positiva e ajudar outros adolescentes que, como ela, estão cheios de sonhos.

 

Assessoria de Imprensa: Honor Comunicação
Homenagem da SOPERJ ao Dia do Adolescente