ALERTA SOBRE O USO DE ÁLCOOL GEL NO RETORNO ÀS AULAS

Diante da pandemia de COVID-19, o uso de álcool 70% em gel passou a ser utilizado como forma de prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar queimaduras e incêndios, uma vez que o produto é inflamável. Por isso, todo cuidado é pouco ao manuseá-lo. Após passar o produto nas mãos, é importante manter distância de qualquer fonte de calor ou fogo, tal como fogão, fósforo, isqueiro e cigarro.

Especialistas têm advertido sobre a necessidade de um cuidado redobrado com a presença do álcool a 70% devido ao risco de acidentes, especialmente com crianças. O álcool 70%, tanto na sua versão líquida como na versão em gel, é uma substância altamente inflamável, podendo provocar queimaduras, inclusive oculares.

A lavagem das mãos com água e sabão, quando realizada corretamente, é altamente eficaz contra o novo coronavírus. O álcool em gel só deve ser usado quando estiver fora de casa e houver impossibilidade de lavar as mãos, e sempre sob a supervisão de um adulto responsável.

Neste momento, com o retorno das crianças às aulas, não é necessário o uso do álcool em gel para higienização das mãos após a lavagem com água e sabão, sendo importante chamar a atenção dos educadores sobre os perigos do álcool.

O ideal é aproveitar este momento nas escolas para se incentivar e ensinar a correta lavagem das mãos com água e sabão, evitando exposição desnecessária ao álcool.

Recomendações para lavagem das mãos: Molhe as mãos e os punhos com água corrente. Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os punhos molhados. Esfregue todas as superfícies, incluindo o dorso das mãos, entre os dedos, as unhas e os punhos por, pelo menos, 20 segundos. Uma forma lúdica de ensinar a criança é cantar a música “parabéns para você” por 2 vezes enquanto ela lava as mãos.  Enxágue abundantemente com água corrente e seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual ou descartável.

Outro cuidado é não colocar totem com álcool nos espaços da escola frequentados por crianças porque, dependendo do tamanho da criança e calibragem do dispositivo, o jato de álcool pode esguichar nos olhos causando muita dor e queimadura ocular.

Neste contexto de pandemia ressaltamos a importância da conscientização dos perigos envolvendo o álcool 70%, da necessidade de cuidado com seu manuseio e atenção às medidas preventivas, lembrando que a maioria dos acidentes pode ser prevenida. Esse é um alerta da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Queimaduras para o retorno às aulas com segurança.

O GT de Segurança e Prevenção da Violência da SOPERJ publicou um artigo de revisão sobre o tema na Revista de Pediatria da SOPERJ (Referência 1).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Brito AR, Abranches CD, Serra MCVF, Wassersten M, Dolavale GL, Klajman AB. Acidentes com álcool em tempos de pandemia de COVID-19. Revista de Pediatria SOPERJ, 2021;( ):0. Ahead of print. Disponível em: http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1146; acesso em 05 de março de 2021.
  • Sociedade Brasileira de Queimaduras; Criança Segura Brasil; Secretaria de Justiça e cidadania do Distrito Federal. Casa Segura, Criança Protegida – Prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes. 2020. Disponível em: https://sbqueimaduras.org.br/material/1627; acesso em: 19 de fevereiro de 2021.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Prevenção de queimaduras em tempos de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22630b-NA_-_Prevencao_Queimaduras_tempos_Covid19.pdf; acesso em: 20 de fevereiro de 2021.
  • Tudo o que você precisa saber sobre como lavar as mãos para se proteger contra o coronavírus. Disponivel em: https://www.unicef.org/brazil/historias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-como-lavar-maos-para-se-proteger-contra-o-coronavirus; acesso em: 20 fevereiro 2021.
  • Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Ministério da Saúde. Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia Covid-19. 2020. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-contribuicoes-para-o-retorno-as-atividades-escolares-presenciais/; acesso em: 20 de fevereiro de 2021.