Anvisa Autoriza Coronavac para Crianças

A SOPERJ, através do Grupo de Trabalho de Imunização, apoia a decisão da Anvisa para o uso da Coronav em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Vejam os comentários do GT.

Para acessar o artigo completo clique aqui

À luz de um novo imunobiológico, liberado pela Anvisa para uso em crianças e adolescentes no país, a SOPERJ, em consonância com a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização), SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), vem a público por intermédio de seu GT de Imunização, para saudar mais uma ferramenta a ser utilizada no combate à pandemia de Covid-19.

A vacina Sinovac – Coronavac obteve aval da Agência Reguladora Nacional no dia 20/01/2022 para administração em indivíduos de 6 a 17 anos no Brasil. Isso representa um enorme ganho no potencial enfrentamento à pandemia – ainda, é importante salientar – vigente.

Os estudos que embasaram a extensão do uso da Coronavac, na faixa etária pediátrica, remetem a dados consolidados de efetividade e segurança em crianças no Chile, já com um grande contingente vacinado nessa população específica.

Vale ressaltar que quando se fala em efetividade, estamos trazendo à tona números do chamado “mundo real”, ou seja, a evidência mais robusta acerca da capacidade de proteção gerada pela vacina quando em contato com o vírus circulante na comunidade.

O fato da formulação (mesma vacina) e do esquema de doses serem iguais àqueles recomendados para adultos facilitará a questão logística que cerca a implantação de uma nova vacina ao calendário.

Para crianças e adolescentes serão duas doses da Coronavac, no esquema básico, sendo que cada dose será de 600 SU (0,5mL), com intervalo de 28 dias entre elas e o único grupo de crianças e adolescentes que não deverá receber a vacina será o de imunossuprimidos (devido a uma carência de estudos de eficácia nessa população, e não por questão de segurança em si).

Grupo de Trabalho de Imunização: Presidente: Isabella de Assis M. Ballalai. Membros: Ana Rosa Castellões dos Santos, Flavio de Oliveira Czernocha, Patricia de Mattos Guttmann, Tania Cristina de M. Barros Petraglia.

Children receiving vaccine at out side of the thigh.Children vaccine.