Aulas Presenciais e Variante Ômicron

A volta às aulas nesse período tão complexo tem sido debatido, frequentemente, pela SOPERJ. Para a Sociedade, o retorno é fundamental para benefício do crescimento das crianças e adolescentes.

Depois do webinar “Vacinação de crianças contra a Covid-19”, com apresentação feita pela Dra. Isabella Ballalai, presidente do GT de Imunizações da SOPERJ, foi produzida uma nota técnica para orientação da sociedade.

O documento é um trabalho em conjunto da SOPERJ e da Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo que reforça: A escola não pode fechar!

Baseado em declarações do Unicef, a nota explica que “o fechamento de escolas por causa da Ômicron seria ‘desastroso’”. “A interrupção global da educação, causada pela pandemia de COVID-19, não tem paralelo e os efeitos na aprendizagem são graves.1

Já a ONU afirma que 2022 não pode ser mais um ano de interrupção no ensino, mas sim um momento de priorizar “a educação e os melhores interesses das crianças”. Entre os prejuízos gerados pela interrupção da educação presencial, a Unesco inclui: lacunas no cuidado às crianças e as consequências psicossociais do isolamento social, entre outros.

SOPERJ enfatiza que é preciso encontrar parcerias de toda a comunidade escolar para motivação das crianças e adolescentes. “Sabemos o quanto os afastamentos são impactantes para a rotina da família, mas precisamos ser firmes no nosso propósito de que a escola seja o lugar mais seguro para todos, alunos, professores e staff. Somente juntos conseguiremos atingir esse objetivo!”, disse a Dra. Isabella.

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