Calendário Nacional de Vacinação 2024

O Calendário Nacional de Vacinação de 2024 teve uma atualização importante na faixa pediátrica: a inclusão da vacina contra Covid-19.

Com foco em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, o esquema vacinal obrigatório será de três doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados para cada faixa etária (de 4 semanas da primeira para a segunda dose e de 8 semanas da segunda para a terceira dose).

A criança que tomou três doses da vacina em 2023 não precisará repetir as doses em 2024. Crianças acima de 5 anos só tomarão o reforço se estiverem dentro dos grupos prioritários como imunossuprimidos, com alguma comorbidade ou com deficiência.

Atualmente no Brasil e no mundo, os casos de Covid-19 têm oscilado. Em território brasileiro, houve crescimento dos casos na população adulta, sendo ainda mais importante a inclusão do imunizante no calendário pediátrico.

Vale lembrar que as crianças também são suscetíveis às formas mais graves da infecção, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica.

A inserção do imunizante no calendário vacinal infantil segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países deem prioridade à população de alto risco e que analisem o cenário epidemiológico da região, pensando em ações para facilitar e melhorar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes.