Congresso no Rio debate “O pediatra e a família”

Sociedade de Pediatria promove XIII CONSOPERJ e homenageia médica agredida em Niterói

 

A Sociedade de Pediatria do Estado Rio de Janeiro, SOPERJ, promove nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Centro de Convenções Sul-América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova), a 13ª edição do Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (XIII CONSOPERJ) que, esse ano, terá como tema central “O pediatra e a família”. Mais de mil pediatras de diversos estados participarão de conferências, mesas redondas, colóquios, painéis e fóruns em cerca de 70 atividades. Na abertura do evento, às 8h, a SOPERJ fará uma homenagem à pediatra Lyse Soares, de 34 anos, que foi covardemente agredida por uma mãe, durante atendimento a seu filho, em julho deste ano, numa clínica em Niterói.  

Segundo a presidente da SOPERJ e do Congresso, Isabel Rey Madeira, o temário continua composto por assuntos do dia a dia da prática do pediatra e, como surgem a cada momento novas demandas, estas terão destaque na programação. “O congresso, que já é voltado para o público alvo de pediatras de todo o Brasil, contará com palestrantes do Rio de Janeiro, nossa prata da casa, mas também de outros Estados, todos de alto nível e com ampla experiência na prática clínica em suas respectivas áreas”, explica a presidente da SOPERJ, informando, ainda, que quer manter a tradição do simpósio multidisciplinar paralelo. “Entendemos que o pediatra trabalha em equipe e as sessões interativas, que foram um sucesso nas edições anteriores; e o Fórum de Ética e Valorização Profissional, onde sempre há oportunidade de debate e união de forças; são oportunidades para o profissional se atualizar e trocar conhecimentos.

O XIII CONSOPERJ é um evento que, segundo a dra Katia Telles Nogueira, Diretora de Cursos e Eventos da SOPERJ, procura difundir os conhecimentos mais recentes na área da pediatria, com o objetivo de garantir a preservação da saúde de crianças e de adolescentes, e ainda integrar e atualizar os pediatras. “A promoção de pesquisas científicas, o incentivo do ensino da Medicina e a formação de residentes são prioridades neste congresso que debaterá ainda a saúde mental do pediatra e suas áreas de atuação”, explica a dra Katia Nogueira, para quem o evento vai garantir ainda mais a solidificação da prática pediátrica no Estado do Rio de Janeiro.

O pediatra Ricardo Ledo Chaves fará a conferência inaugural do XIII CONSOPERJ, com o tema “O pediatra e a família”. Já no primeiro debate, o CONSOPERJ levará para pediatras e estudantes de medicina um tema bastante debatido entre famílias e pediatras: a norma brasileira de comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. Como agir diante de tantas propagandas e um marketing excessivamente agressivo? Outros temas de profundo interesse não só de médicos, mas de toda a sociedade serão discutidos.

Entre eles estão: Mídia eletrônica e as repercussões sobre o desenvolvimento; Abordagem diagnóstica e terapêutica da sífilis congênita; O escolar com doença crônica; Da suspeita de câncer em crianças e adolescentes à comunicação à família; Meu filho resolveu ser vegetariano e agora?; O adolescente e o comportamento suicida: considerações para o pediatra; Exercendo a autoridade sem tirania: como dar limites; Geração millenium x geração baby boomer: o desafio no ensino médico; Medicalização do comportamento e Disforia de gênero.

O primeiro dia do CONSOPERJ trará ainda debates e informações sobre o mundo digital, alergias, relação entre pais, filhos e mestres, epilepsia na adolescência, mídia eletrônica, prevenção do transtorno mental, importância da família na UTIP, Infecções transmitidas pelo leite materno, entre outros temas interessantes.

O que fazer quando seu filho resolve ser vegetariano, e sexualidade e genitalidade na adolescência, são dois dos assuntos em destaque no segundo dia do CONSOPERJ, que terá também conferências sobre: O adolescente e o comportamento suicida, e Geração Millenium x geração baby boomer. Outros temas para o segundo dia: Febre reumática, A valorização da dor de garganta, Transfusão em pediatria, Como proceder em famílias com restrições à transfusão, Da suspeita de câncer em crianças e adolescentes à comunicação à família, A remuneração do pediatra em saúde pública e suplementar e Administração de medicamentos na escola.

Por fim, no terceiro dia de conferências Violência e contexto familiar, Febre Amarela, Transplantes de órgãos, Distúrbios do sono e Asma de difícil controle serão alguns dos temas em destaque na conclusão do CONSOPERJ.