Conjuntivite- Informe Técnico

A conjuntivite não é doença de notificação compulsória, porém quando na ocorrência de surto ou epidemia os casos devem ser notificados.

A conjuntivite epidêmica é mais freqüentemente causada por adenovirus, podendo ser causada por outros agentes, apresenta-se com inflamação uni ou bilateral das conjuntivas, edema palpebral e do tecido periorbitário.

Tem início agudo, com dor, fotofobia, visão turva, e às vezes febre baixa, podendo ainda apresentar cefaléia, mal estar geral e linfoadenopatia preauricular dolorosa. Em média sete dias após o início dos sintomas a córnea pode apresentar infiltrados sub-epiteliais redondos e pequenos que podem formar pequenas erosões puntiformes.

A conjuntivite costuma durar duas semanas, ainda que a ceratite possa persistir e deixar opacidades sub-epiteliais que podem interferir com a visão por semanas e podem deixar cicatrizes permanentes.

A distribuição da doença é universal, e o reservatório é o humano. A transmissão se dá através do contato direto com as secreções oculares de uma pessoa infectada e de maneira indireta por meio de instrumentos ou soluções contaminadas. A disseminação dentro do ambiente familiar é comum..

O período de incubação varia de 5 a 12 dias, podendo ser menor. O período de transmissibilidade vai do final do período de incubação até 14 dias depois do início do quadro clínico.

Medidas Preventivas:

1) Pacientes devem reduzir ao máximo o contato entre as mãos e os olhos, a limpeza deve ser feita com material individualizado.

2) Evitar uso compartilhado de colírio, qualquer medicamento, compressas ou cosméticos de uso local.

3) A equipe de saúde deve lavar rigorosamente as mãos antes e de examinar cada paciente.

4) O atendimento deve ser feito de forma a evitar que os pacientes circulem nas dependências internas da unidade. Recomenda-se por exemplo separar uma sala especial ou em caso das emergências o atendimento deve ser feito na triagem.

5) O paciente deve evitar circular em ambientes coletivos ao máximo, como por exemplo freqüentar shoppings, cinemas, piscinas e etc.

6) Todos os pacientes devem ser afastados do ambiente de trabalho ou escola ou semelhante para quebrar a cadeia de transmissão.

7) Não existe tratamento específico, recomenda-se limpeza local.

8) Cada unidade de saúde deve informar, semanalmente, ao CMS da área, seus casos de conjuntivite por faixa etária, para fins de monitoramento.

Contatos da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos – 3971-1798 / 3971-1804 / 3971-1893 / 3971-1894 / 3971-1897