Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

Maio é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais – Maio Roxo – e o dia 19 foi escolhido para marcar o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII). Por isso, o Departamento de Gastroenterologia da SOPERJ, presidido pelo Dr. Silvio da Rocha Carvalho, elaborou um artigo para lembrar a data.

Maio Roxo

O Dia 19 de maio é considerado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII). É o Maio Roxo .  Neste mês, é promovida a conscientização e a prevenção das doenças inflamatórias intestinais.

A incidência da DII vem aumentando em todos os locais do mundo e, atualmente, estima-se que cerca de 25% têm origem na pediatria. De forma geral, o diagnóstico da DII demora muito a ser feito, e a criança e o adolescente doentes podem permanecer, em média, mais de um ano sem tratamento adequado. Daí a importância do diagnóstico precoce.

É importante lembrar que não há idade para seu aparecimento entre as crianças, sendo a maior prevalência nos adolescentes. Mesmo lactentes muito pequenos, com meses de vida, podem apresentar manifestações da doença, configurando as chamadas doenças de início muito precoce.

Dor abdominal, emagrecimento, diarreia crônica, diarreia com sangue, baixa estatura, febre sem causa, acometimento articulares, entre outros sintomas inespecíficos, devem ser considerados no diagnóstico diferencial com outras patologias. Exames específicos devem ser realizados para o diagnóstico e tratamento precoces.

Desta forma, tornaremos visível aquilo que por muito tempo ainda poderá ficar invisível.