Coronavírus: Recomendações crianças e adolescentes com doenças reumáticas

O Departamento de Reumatologia Pediátrica da SOPERJ elaborou algumas recomendações para as crianças e adolescentes com doenças reumáticas durante a pandemia de Coronavírus.

O Coronavírus pode continuar vivo por horas ou dias em qualquer objeto, móveis, maçanetas, celulares, chaves…sendo fonte de infecção para todos que entrarem em contato com estes objetos.

  1. Lavar bem as mãos, várias vezes ao dia, com água e sabão.
  2. Evite tocar seu rosto, boca, olhos, nariz.
  3. Se tossir ou espirrar, proteger com o cotovelo ou lenço de papel descartável.
  4. Cumprimentar os outros sem apertar as mãos, sem abraços e sem beijos.
  5. Evite sair de casa. Só saia para consultas e exames que seu médico reumatologista não ache possível adiar.
  6. Não faça passeios e evite aglomerações (praça, shopping, parques, missas e cultos).
  7. Use a máscara apenas se estiver com febre, tosse ou espirros.
  8. Não pare de tomar medicações prescritas para sua doença reumática, sem antes consultar o Reumatologista. Isto pode causar recaída dos seus sintomas.
  9. Se estiver tomando corticoide (prednisona, prednisolona), não suspenda ou mude a dose sem consultar o seu Reumatologista, devido ao risco de complicações graves.
  10. Não use anti-inflamatórios, como por exemplo o Ibuprofeno, para febre ou dor, sem prescrição médica. Eles podem mascarar os sintomas e causar efeitos adversos. Prefira paracetamol ou dipirona.
  11. Caso já esteja tomando anti-inflamatório para o tratamento da sua doença reumatológica, consulte seu Reumatologista, para definir se deve suspender ou trocar esta medicação.
  12. Em caso de febre, tosse persistente, falta de ar, lábios e dedos roxos, vômitos repetidos, se parar de urinar busque atendimento de urgência ou Emergência.
  13. Levar as receitas das medicações que você faz uso, sempre que buscar atendimento.