Dia da Vacina BCG – 1 de Julho

O dia 1 de julho é Dia da Vacina BCG, que protege contra a tuberculose – doença contagiosa provocada pelo bacilo de Koch. Para lembrar a data, o vice-presidente da SOPERJ, Dr. Abelardo Bastos Pinto Jr., elaborou um texto sobre o imunizante, destacando a importância da vacinação ainda na maternidade.

Dia da vacina BCG – 01/07

Isso mesmo, dia 01/07. Há 101 anos foi anunciada pelos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin a vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin), capaz de debelar o bacilo de Koch, causador da tuberculose que então grassava na população. Até hoje oferece riscos nos ambientes desiguais. Os brasileiros passam a contar com a vacina há 46 anos. É disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo normalmente administrada na maternidade ou nos postos de saúde, logo após o nascimento ou o mais rapidamente possível.

A vacina BCG apresenta uma eficácia elevada, principalmente contra a forma disseminada da tuberculose, com cerca de 78% de proteção, salientando também a proteção contra a meningite tuberculosa. Apesar da conquista com a vacinação contra a tuberculose, desde 2020 enfrentamos um grande desafio: a queda nas coberturas vacinais à custa do isolamento por conta da pandemia causada pelo coronavírus, casos de tuberculose que deixaram de ser diagnosticados, pois os sintomas pulmonares foram investigados somente como Covid e liberados sem investigação adicional após exclusão da infecção pelo coronavírus e dos grupos antivacinas. A cobertura da BCG caiu para 73,51%, índice bem inferior em comparação aos anos anteriores, quando chegou próximo a 95% do público-alvo para a vacina.

Sua aplicação é pela via intradérmica e se espera o aparecimento de uma mancha avermelhada elevada (pápula) no local da aplicação cerca de duas a seis semanas após. Esta pápula evolui para uma pequena úlcera, e em seguida para uma crosta, deixando uma pequena cicatriz. Mesmo sem a cicatriz vacinal esperada até o 6º mês de vida, hoje não existe a recomendação de revacinar este paciente. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Cabe ao pediatra estar atento na sua recomendação o mais precocemente possível, explicando às famílias a sua importância e utilidade, dada a alta prevalência da tuberculose em nosso país.

Fonte consultadas:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Vacina BCG completa 44 anos de imunização da população brasileira contra a tuberculose. 01/07/2021. Disponível em: Vacina BCG completa 44 anos de imunização da população brasileira contra a tuberculose. acesso em 30/06/2022.
  2. Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Especialistas da Fiocruz falam dos 100 anos da vacina BCG. 01/07/2021. Disponível em: Especialistas da Fiocruz falam dos 100 anos da vacina BCG; acesso em 30/06/2022.
  3. Jornal da USP. Dados da OMS mostram que o Brasil é um dos países com maior incidência de tuberculose no mundo. 08/04/22. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/dados-da-omsmostram-que-o-brasil-e-o-segundo-pais-no-mundo-em-mortes-por-tuberculose; acesso em 30/06/2022.
  4. Sociedade Brasileira de Imunizações. Vacina BCG. 14/04/2021. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-bcg; acesso em: 30/06/2022.