Receber os 1.300 colegas para o IX CONSOPERJ – Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro foi uma experiência muito agradável e que proporcionou a vivência da construção coletiva em torno do significado da “Pediatria que faz a diferença”.
O exercício da criatividade e o espírito inovador possibilitaram a apropriação da atual produção científica local pelo Pediatra de nosso estado, através da inserção de temas livres em mesas redondas afins. A transparência das intenções e o desejo de contribuir na formação de profissionais mais informados e críticos, assim como também ocorre na Revista da SOPERJ, proporcionaram o exercício da função educadora da SOPERJ na condução dos XXX trabalhos inscritos. Todos esses fatos, aliados ao rigor científico e à pontualidade, foram eixos norteadores que possibilitaram reunir pediatras de gerações e origens tão distintas para apresentar e debater a produção da Pediatria do Rio de Janeiro, sempre assegurando espaço agradável para encontros e reencontros que tanto enriquecem e impulsionam a vida profissional e social do Pediatra.
As parcerias desenvolvidas permitiram a formação e o fortalecimento de redes Pediátricas, envolvendo os diversos setores da sociedade com inquestionável olhar para o futuro do país, entendendo qualificar a atenção à saúde de crianças e adolescentes como uma estratégia indispensável.
Esse número do Boletim traz um pouco do IX CONSOPERJ para que sempre possamos nos lembrar da capacidade aglutinadora e do quanto isso nos faz crescer. Traz outras oportunidades de aproximação e participação, volta a trabalhar o inglês e a oportunidade de “ouvir” a linguagem sempre prazerosa da diretoria de publicações.
Esse exemplar chega quando processos eleitorais da SOPERJ e da SBP já se encontram em vigência, e isso oportuniza o saudável exercício da democracia, trazendo a responsabilidade para uma escuta atenta das propostas de cada candidato e para a escolha que contemple nosso entendimento do papel associativo pediátrico.
Vamos às urnas!