Desafios da Educação Permanente em Saúde

Os avanços técnicos e científicos ocorridos nas últimas décadas tiveram um impacto sobre a prática médica ocasionando o aumento da complexidade da assistência em saúde e mudanças nas relações médico- paciente, onde, cada vez mais, pesa o saber científico, em detrimento, muitas vezes, daquele elo anterior onde a relação médico paciente era estabelecida não somente pela técnica, mas também por outros valores comunicacionais e afetivos.

Entretanto, estes mesmos avanços da ciência, em particular das tecnologias de informação e comunicação, também permitiram o desenvolvimento de facilidades com influência direta nos processos de educação permanente ou educação continuada, conceituada pela OPAS (1978) como “um processo permanente que se inicia após a formação básica e tem como intuito atualizar e melhorar a capacidade de uma pessoa ou grupo, frente à evolução técnico- científica e às necessidades sociais”. Esta definição, bem generalista, me parece a mais adequada, embora exista registros na literatura de outras conceituações onde a educação continuada (ou permanente) está relacionada somente à educação no trabalho ou educação em serviço, sendo todos estes termos utilizados como sinônimos. O conceito de “competência processual”, incluindo tanto experiências individuais como coletivas, com o objetivo de provocar o enriquecimento da sociedade, em qualquer âmbito onde a atuação e a conduta humana estejam, presentes, surge por inspiração do educador Paulo Freire. Muitos consideram este conceito como o mais afinado com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) do Ministério da Saúde, que tem a proposta de identificar os problemas cotidianos e buscar soluções dentro do Sistema Único de Saúde.

Consciente de seu papel institucional de fonte de informação e educação, a Soperj iniciará um programa de educação permanente em saúde. Esperamos que ele seja mais uma fonte de atualização para os colegas associados e que também possa facilitar o dia a dia atribulado do pediatra do estado do Rio de Janeiro.

Um grande abraço a todos,

Maria Angélica Varela

Diretoria de Publicações