Prezado Colega.
Nos próximos meses, quatro grandes acontecimentos pontuarão a Pediatria no nosso Estado: O Fórum As Transformações da Família e da Sociedade e seu Impacto na Infância e Juventude nos dias 11 e 12 de outubro de 2002, o 59o Curso Nestlé de Atualização em Pediatria de 13 a 18 de outubro de 2002, a inauguração do Memorial da Pediatria em dezembro de 2002 e o VII Congresso de Pediatria da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro-VI CONSOPERJ de 25 a 28 de junho de 2003.
Estes quatro eventos demonstram a preocupação e a capacidade de organização da SBP e da Soperj em propiciar ao pediatra momentos de discussão, reflexão e aprendizado, além de preservar a história da nossa especialidade.
Um outro acontecimento, este de caráter administrativo, ocorrerá também em dezembro, à época da inauguração do Memorial, que é a Reunião do Conselho Superior da SBP, que ocorre duas vezes a cada ano e que é composto pelo presidente da SBP, pelos Presidentes das entidades Filiadas Estaduais e pelo Presidente do Conselho Acadêmico da SBP. Um assunto em pauta há duas reuniões é a criação da Fundação da SBP e a escolha da sua sede.
Na penúltima reunião foi aprovado o Estatuto da Fundação, mas não o local da sede. Na última reunião, a comissão escolhida para elaborar o estatuto sugeriu o Estado de São Paulo, com justificativa do relator de descentralização administrativa e maior concentração do capital em São Paulo.
Este assunto fora discutido em reunião de Diretoria Geral da Soperj com os Presidentes das nossas Filiadas Regionais e optamos por lutar para que a sede da Fundação fique no Rio de Janeiro, por fatores político, histórico, técnico e administrativo, já que a sede administrativa da SBP é no Rio de Janeiro, o Presidente da Fundação será o Presidente da SBP, que despacha semanalmente do Rio de Janeiro, e o número de Indústrias sediadas no Estado não implicaria em recusa da aplicação de recursos por indústrias de outros estados, principalmente em se tratando de uma Fundação com a finalidade da nossa.
Em dezembro, o Conselho Superior deverá decidir definitivamente esta questão. Por isso, peço ao colega que emita a sua opinião por fax, e-mail ou carta, dirigida a Soperj, para que possamos avaliar e pautar nossas ações na defesa dos ideais da nossa Sociedade.
Pedimos, da mesma maneira, que enviem sugestões para a programação científica do Consoperj, para que possamos atender adequadamente aos anseios dos nossos pediatras.
Finalmente, pedimos a sua colaboração no sentido de doar para o Museu da Pediatria peças que julgue irão enriquecer e ajudar a contar a História da Pediatria.
Contando com a sua valiosa colaboração, agradecemos antecipadamente.
Sidnei Ferreira
Presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.