O Grupo de Trabalho de Oftalmologia da SOPERJ discutiu sobre a possibilidade do retorno às aulas e o uso de EPIs pelas crianças, abordando qual o melhor métodos a ser indiciado: máscaras e/ou face shields.
Máscaras ou face shields?
Com a pandemia do SARS-CoV-2 houve suspensão das atividades escolares e orientação de quarentena, com as crianças permanecendo em casa e muitas estudando de forma online. No momento discute-se a possibilidade do retorno às aulas presenciais. Além da determinação do melhor momento, há também grande discussão sobre o uso de EPIs pelas crianças. Devem ou não ser usados? Qual o melhor método a ser indicado: máscaras e/ou face shields?
Do ponto de vista oftalmológico, até o momento, não há evidências de que qualquer um dos métodos possa ocasionar danos oftalmológicos. Orienta-se atenção ao material utilizado nas máscaras de forma que confira a segurança necessária e não provoque quadros de alergia nos pacientes atópicos. As face shields devem ser confeccionadas em material que apresente boa transparência para que não se tornem desconfortáveis ao uso durante as aulas.
Dra. Viviane Lanzelotte
Presidente do Grupo de Trabalho de Oftalmologia
Triênio 2019-2021