Fiocruz monitora Coronavírus no Brasil

O novo coronavírus vem causando preocupação no mundo. Desde o ano passado, quando o primeiro caso foi notificado, na China, pesquisadores e organizações de saúde estão trabalhando para entender melhor o novo vírus. No Brasil, a Fiocruz tem criado estratégias para acompanhar a situação e agir caso chegue ao país.

A entidade criou uma Sala de Situação em Saúde para monitorar o problema no Brasil e ampliar o conhecimento sobre a doença. Pesquisadores, gestores e técnicos, junto com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais, realizam reuniões com o objetivo de estudar a árvore genealógica do coronavírus e chegar a sua origem.

Além da Sala de Situação, a Fundação também está integrada ao Centro de Operações de Emergências (COE), criado pelo Ministério da Saúde, para tratar do assunto. A instituição ainda organizou uma área de respostas em seu site para esclarecer as principais dúvidas, que será atualizada conforme as novas informações forem surgindo.

A SOPERJ também está atenta às notícias e destaca que ainda não há casos confirmados no país. A Sociedade ressalta que é importante sempre verificar as fontes antes de compartilhar qualquer informação sobre o assunto.

O que é o coronavírus?

Os coronavírus fazem parte de uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias, semelhantes a um resfriado, em humanos e animais.

O que se sabe, até o momento, é que ele é uma nova cepa do vírus e teve origem na China, em um mercado de frutos do mar. Investigações ainda estão sendo feitas, mas sabe-se que a transmissão se dá pelo ar ou contato com objetos contaminados.

Outras informações sobre o assunto podem ser conferidas no link abaixo.

https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-acompanha-situacao-do-novo-coronavirus-no-brasil