Guia Alimentar do Ministério da Saúde

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou, em seu site, uma posição oficial sobre o “Guia de Alimentação do Ministério da Saúde”. A entidade enviou um ofício ao ministro Luiz Henrique Mandetta, no qual afirma que a introdução do leite de vaca na dieta dos bebês a partir de nove meses pode resultar em complicações, comprometendo o crescimento e desenvolvimento das crianças.

 

A SBP informa que o aleitamento materno deve ser a base da alimentação da criança até os dois anos de idade e, nos primeiros seis meses de vida, sendo oferecido de forma exclusiva. Caso não seja possível a amamentação, os pediatras afirmam que o leite de vaca não é o adequado para crianças nessa faixa etária.

 

Essa recomendação é baseada em estudos internacionais e tem sido adotada como referência por outras instituições como a Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas (ESPGHAN) e Academia Americana de Pediatria (AAP). Os estudos mostram que o leite de vaca integral, comprovadamente, está associado à maior índice de obesidade e várias outras consequências.