Hepatite Aguda Grave em Crianças

O Departamento Científico de Gastroenterologia da SOPERJ, presidido pelo Dr. Silvio da Rocha Carvalho, divulgou um alerta sobre hepatite aguda grave de etiologia desconhecida em crianças. O texto destacou os casos mais recentes no mundo e quando o pediatra deve suspeitar de hepatites.

Hepatite Aguda Grave de Etiologia Desconhecida em Crianças

Departamento Científico de Gastroenterologia da SOPERJ

A OMS lançou recentemente alerta sobre casos graves de hepatite com etiologia indeterminada em crianças.

A hepatite é um distúrbio inflamatório no fígado relacionado principalmente a infecções virais e também a outras etiologias em crianças, como a autoimunidade. Os casos recentes, de evolução grave, foram notificados inicialmente no Reino Unido e depois nos EUA, a partir de outubro de 2021. Em abril de 2022, mais de 150 casos já foram relatados em países da Europa, Israel e EUA. 17 casos necessitaram de transplante hepático. Não há relato de óbitos, mas a etiologia permanece sem esclarecimento. Adenovirus foi identificado em quase metade dos casos no Reino Unido.

No momento dessa nota não há casos descritos no Brasil.

O Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da SOPERJ lembra que podem ser considerados casos suspeitos de hepatite em crianças com pródromos gastrointestinais (dor abdominal, vômitos, diarreia) e com elevação de aminotransferases (AST/TGO e ALT/TGP) acima de 500 U/L. Não é necessário a presença de icterícia (pode estar ausente nos estágios iniciais) e nem de febre. Portanto, a investigação laboratorial é necessária já que não há características clínicas específicas.

O esclarecimento etiológico deve incluir as hepatites virais A-E, SARS-CoV-2, adenovírus, TORCH, vírus Epstein-Barr, parvovírus B19. É também necessário afastar doença autoimune através de exames específicos e manter estrito controle da função hepática e possibilidade de evolução para transplante hepático.

Nestes casos, o ideal é que o paciente seja referenciado a um serviço hospitalar de gastroenterologia pediátrica o mais rápido possível.

Esperamos que o esclarecimento etiológico deste alerta venha em breve.