O dia 10/07 é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Esta data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade dos cuidados com a visão.
A última estimativa revista pela OMS, em 1996, indicava que no mundo todo havia 45 milhões de cegos e 135 milhões de pessoas portadoras de baixa visão, com uma projeção de 76 milhões de cegos para o ano de 2020. Mais de 90% dessas pessoas se encontram em países pobres ou em desenvolvimento.
O mesmo relatório mostrou que cerca de 500.000 crianças ficam cegas por ano, sendo a maioria ao nascimento ou dentro do primeiro ano de vida. Uma vez que 80% das informações que recebemos do meio ambiente nos chegam através da visão, as crianças com deficiência visual apresentam também atraso global do desenvolvimento (motor, linguagem, etc).
Considerando que entre 60 a 80% dos casos de cegueira podem ser evitados através da prevenção de doenças ou tratamento precoce é importante o alerta. Consultas de rotina com o oftalmologista, realização do “teste do olhinho”, prevenção de doenças infecciosas, atendimento pré-natal, vacinação e boa alimentação fazem parte dos cuidados a serem adotados.
Dra. Viviane Lanzelotte
Presidente do Grupo de Trabalho de Oftalmologia da SOPERJ
Triênio 2019-2021