Infecções por enterovírus (Não-pólio)

São vírus responsáveis por doenças freqüentes em crianças, com manifestações clínicas extremamente variáveis. A transmissão ocorre geralmente de pessoa para pessoa, através da via fecal-oral (fezes-boca) e, às vezes, por via respiratória, através de gotículas de saliva.

 

O período de incubação em geral é de 3 a 6 dias. A maioria das infecções é assintomática, sendo mais comum uma doença febril não específica, podendo ocorrer ainda manifestações gastrointestinais (náuseas, vômito, diarréia), alterações oculares (conjuntivite), cutâneas (exantema), cardíacas e neurológicas. Duas manifestações clínicas típicas, causadas pelos Coxsackievirus são: Herpangina Início com febre alta (2 a 4 dias), acompanhada de falta de apetite e lesões ulceradas na garganta, que causam dor. Em alguns casos podem ocorrer diarréia e vômitos. Curso benigno, melhorando em 6 a 7 dias. Não há tratamento específico.

 

As crianças doentes devem ser afastadas da creche, retornando com atestado de liberação. Doença Mão-Pé-Boca Início com febre, mal estar, falta de apetite, e 1 a 3 dias após, surgimento de lesões ulceradas na boca (inclusive língua) e pequenas bolhas nas mãos e pés. Melhora em aproximadamente uma semana. Não há tratamento específico. As crianças doentes devem ser afastadas da creche, retornando com atestado de liberação.