Nota de Falecimento da Pediatria

O Departamento de Infectologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (SOPERJ) perdeu – no início deste mês (9/03) – seu mais experiente membro: o Dr. Albino Moreira Torres, um de seus primeiros e mais antigos componentes, desde sua criação, na década de 1960.

Nascido em Portugal (24/01/1926), migrou para o nosso país aos 11 anos de idade, ficando radicado inicialmente em Recife (PE), em cujo porto desembarcou com sua família após longa viagem marítima.

Depois de uma infância e adolescência difíceis, quando teve necessidade de trabalhar até mesmo em serviços pesados, como ajudante de pedreiro e operário, logrou classificar-se nos vestibulares para o ensino universitário, graduando-se em Medicina em 1960, já na cidade do Rio de Janeiro.

Especializou-se em Pediatria – com especial interesse pelas doenças infectocontagiosas, para o que contribuiu a experiência de três décadas como plantonista do Hospital de Isolamento Francisco de Castro/Hospital Estadual São Sebastião, do Rio de Janeiro.

Também se dedicou ao ensino, sendo desde 1978 professor das áreas de Pediatria/Puericultura e Doenças Infecciosas do Centro de Ciências Médicas de Volta Redonda. Por este motivo, foi também participante do Departamento de Ensino da SOPERJ desde o ano de 2001.

Até praticamente seus últimos dias de vida participou ativamente das atividades do Departamento de Infectologia da SOPERJ, bem como das tarefas didáticas e assistenciais no serviço público (Volta Redonda e Barra Mansa), na universidade e na clínica privada.