Palavra da Presidência

Autor: Marilene Crispino Santos – pneumologista pediátrica e presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

“Deve-se o maior respeito à criança.”
Juvenal (60-140 dC)
Respeito à criança é a base de todas as ações da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, pois só assim, as medidas voltadas para atenção à criança, e naturalmente ao adolescente, poderão ser realmente eficazes.
A utilização correta dos instrumentos legais que dispomos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente; um adequado acompanhamento do desenvolvimento físico, mental e social com ações preventivas e intervenções precoces frente a anormalidades ou desvios detectados, independentemente de que natureza sejam; uma permanente preocupação com seu sucesso, com seu futuro, com o aproveitamento de todas as chances para que expressem o máximo de seus potenciais, são a forma obrigatória de manifestarmos o nosso apreço e carinho.
Nossas crianças e nossos adolescentes são necessariamente o reflexo da estrutura familiar e social que as sustentam. Estruturas sólidas e bem elaboradas implicam em crianças e adolescentes felizes e preparados para seu papel de maior destaque – continuidade.
Torná-las felizes, respeitando-as e protegendo-as, estimulando-as e apoiando-as, afastando as dificuldades e provendo os meios para que floresçam no momento certo, é nisto que acreditamos, é isto que buscamos.
A SOPERJ, quando se comemora mais um DIA DA CRIANÇA, conclama todos os pais, responsáveis e pediatras a renovarem seus votos de atenção à nossas crianças e adolescentes, estreitando nossos laços e tornando-nos ainda mais capazes de atendê-los com o que de melhor temos para oferecer, nosso ilimitado carinho e respeito.

Fonte:SOPERJ