Palavras do Presidente

Caros colegas pediatras,

 

Mais um ano se vai. Foi um ano difícil, mas tivemos também muitas realizações. Como sempre, motivos para condolências e motivos para comemorações. Pois existe “tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.” E em 2017 tivemos tudo junto… E ainda no Eclesiastes, como “é melhor ter companhia do que estar sozinho”, sigamos em frente e que 2018 seja um ano mais positivo no balanço final.

 

Falemos de nossas realizações. O ano que termina foi o ano das realizações das Regionais da SOPERJ, com destaque para o XII Encontro de Atualização em Pediatria da Zona Oeste, já tradicional, e que alcançou grande sucesso de público. O ano dos eventos dos Comitês Científicos, com grandes novidades que vieram para ficar, como a Jornada Prática de Emergência e Terapia Intensiva. O ano de muito trabalho profícuo das equipes dos tradicionais Cursos de Reanimação Neonatal e PALS, que foram incrementados com novos procedimentos e material. O ano de muitas parcerias com a SBP e Sociedades parceiras, o CFM, o CRM, a AMB, a SOMERJ e outras entidades, nas lutas, nas campanhas, na educação continuada… O ano de muita comunicação, atualização e ciência, nos canais de comunicação tradicionais – site da SOPERJ, Revista de Pediatria SOPERJ, Boletim SOPERJ – e nos mais recentes – fanpage e canal de youtube da SOPERJ, e agora, ainda iniciando, a parceria com a Rede RUTE, para educação continuada à distância. Para o colega que quiser conferir, lá está, em nosso site, apresentadas orgulhosamente, as realizações da SOPERJ em 2017.

 

O ano culminou com o Congresso Brasileiro de Pediatria, para o qual os membros de nossa Filiada muito contribuíram. O congresso, em Fortaleza, foi um sucesso. E o Rio de Janeiro foi muito bem representado. Tanto por seus associados que compõem a atual Diretoria da SBP, como pelos que são membros dos Departamentos Científicos da SBP, pelos que proferiram belas conferências, participaram de mesas redondas, e pelos congressistas, grande parte do Rio de Janeiro. O Congresso contou com extensa programação científica, exposição de trabalhos científicos, além do Fórum de Defesa Profissional, e do evento Pediatras Incríveis, cuja lista foi encabeçada nada menos que pelo pediatra carioca Abelardo Bastos Pinto Jr.!

 

Esperamos que o sucesso do Congresso Brasileiro de Pediatria ecoe no XIII CONSOPERJ, para o qual desde já convocamos todos os pediatras do Estado do Rio de Janeiro, e também dos outros Estados do Brasil. O tema central será O PEDIATRA E A FAMÍLIA, e as datas, 9 a 11 de outubro. Reservem em suas agendas!

 

E que em 2018 todos os pediatras continuem presentes na grande família SOPERJ, para mais um ano de luta e conquista, estudo e sabedoria! Pois juntos somos fortes. Voltando ao Eclesiastes, “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se… E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos… Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”