Prêmio Professor Ricardo Cruz

Estudo sobre a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica é premiado em concurso

No dia 9 de dezembro de 2022 aconteceu a premiação do concurso dos melhores trabalhos científicos no Conselho Regional de Medicina do RJ, o prêmio Professor Ricardo Cruz.[1] Tive a alegria de receber o prêmio como orientador da Dra. Tainá Batista de Oliveira, residente de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF). Ela apresentou o trabalho da minha tese de Doutorado em Medicina (Programa de Clínica Médica) na UFRJ sobre o estudo TRINCOPED, que, por sua vez, é orientado pelos professores Marcelo Gerardin Poirot Land, Flavio Roberto Sztajnbok e Adriana Rodrigues Fonseca.

O TRINCOPED (Fenômenos TRomboINflamatórios no COVID-19 PEDiátrico em pacientes hospitalizados) é um estudo observacional, multicêntrico, de coorte ambidirecional, que conta com a colaboração de vários colegas pediatras de sete instituições públicas e privadas no Estado do Rio de Janeiro e contribui para a construção do conhecimento sobre a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica.

O objetivo da premiação é fomentar a produção científica, no âmbito da medicina. A pesquisa científica aliada à prática médica é fundamental para o crescimento profissional e contribui para a assistência aos pacientes.

A Dra. Taina Batista faz parte desse trabalho tão importante no cenário carioca, sendo o único trabalho de Pediatria premiado na categoria Médico Residente, onde ficou em 3º lugar.

Sobre a experiência de fazer parte do projeto e do concurso do Prêmio Professor Ricardo Cruz do CREMERJ, a Dra. Taina relatou que:

“Começar a residência de pediatria em pleno início da pandemia de COVID-19 foi um desafio, mas, dentro daquele cenário não tínhamos outra opção a não ser fazer o melhor que podíamos com o que tínhamos de informação e contato com nossos pacientes. Foi nesse contexto que, já no primeiro ano, comecei a participar da coleta de dados dos pacientes para construção do banco de dados do projeto, orientada pelo Dr. Leonardo Campos. Participar efetivamente do projeto, além de me permitir a construção de conhecimento mais sólido sobre a síndrome, com fisiopatologia e apresentação clínica tão rica e desafiadora (SIM-P), também permitiu um amadurecimento de olhar crítico com nossas práticas e manejos. Estar em contato com orientadores tão empenhados e incentivadores me motivou também a seguir pela área acadêmica e pesquisa clínica. Foi o contato e troca com eles que permitiu a produção de material científico já ao longo da coleta de dados e aprendizado acerca de uma linguagem científica por vezes pouco abordada em algumas residências. Enfim, estar envolvida em um projeto de dimensão multicêntrica e extrema relevância como este foi extremamente motivador, enriquecedor e gratificante. Por fim, ter nosso trabalho selecionado e reconhecido em uma seleção como a do Prêmio Professor Ricardo Cruz em meio a mais de cem trabalhos enviados foi uma grata surpresa. Poder compartilhar parte do rico material analisado e mostrar a todos a análise crítica produzida a partir disso, sendo a única pediatra no meio de residentes tão competentes, foi um desafio. Ter o reconhecimento da qualidade do nosso trabalho e dados só nos trouxe a certeza de estar no caminho certo. O fazer científico e pesquisa, infelizmente ainda tão pouco valorizados no nosso país, por vezes estão associados a um caminho difícil e de grande desafio, porém, gratificante pela certeza de que estamos trabalhando para melhorar a assistência aos nossos pacientes.”

Dra. Tainá Batista de Oliveira – R3 de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

 

Leonardo Rodrigues Campos

Reumatologista Pediátrico do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF). Doutorando em Medicina (Clínica Médica – Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente) pela UFRJ. Mestre em Saúde Materno-Infantil pelo IPPMG/UFRJ. Pós-graduado em Excelência Operacional na Área da Saúde – Lean Six Sigma pelo Albert Einstein, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. MBA Executivo em Saúde pela FGV/RJ. Especialista em Reumatologia Pediátrica pela SBP/SBR/AMB. Presidente do Departamento Científico de Reumatologia da SOPERJ – 2022-2024.

[1] https://www.cremerj.org.br/premio-professor-ricardo-cruz/vencedores