Proteção às crianças e adolescentes durante o COVID-19

Neste período de distanciamento social e pressão econômica, o estresse no ambiente familiar pode aumentar. Com ele cresce, também, a preocupação com a violência doméstica e o abuso infantil. Por isso, a SOPERJ alerta que é essencial ficar atento e buscar maneiras de amenizar a tensão e ansiedade neste momento.

A Sociedade tem procurado levar informações atualizadas sobre o novo coronavírus, compartilhando materiais que possam auxiliar pais e pediatras na crise. Um deles é o que foi divulgado pelo End Violence Against Children, que apresenta alguns recursos para reduzir a violência e o abuso infantil durante a pandemia.

O documento conta com os mais recentes dados e informações para proteger as crianças e adolescentes do Covid-19 e dos riscos relacionados à violência. A instituição apresenta o que várias entidades como OMS, UNICEF, UNESCO, Save the Children e National Child Traumatic Stress Network estão fazendo para orientar à população e profissionais de saúde.

Alguns tópicos destacados:
  • Conversar com os filhos sobre a situação e explicar o que é o novo coronavírus, de forma clara e honesta, é fundamental neste momento. A UNICEF tem um documento que auxilia os pais neste sentido;

  • Buscar orientações para relaxar e amenizar o estresse. A OMS tem um material para orientar pais e profissionais de saúde a lidar com o estresse e a Save the children dá algumas dicas de relaxamento;

  • Mostrar as crianças e adolescentes exemplos de como outros jovens estão lidando com a crise;

  • Usar a rede social como aliado neste momento, mas sem descuidar da segurança on-line.

A End Violence destaca que é possível praticar uma paternidade saudável, estreitar os laços familiares, manter crianças e adolescentes ativos, além de seguros, em meio às incertezas. A SOPERJ reforça essa ideia e enfatiza a importância de permanecer em casa neste momento.

Os esclarecimentos estão disponíveis no link a seguir.

Confira também as dicas da OMS sobre como conversar com as crianças sobre o assunto