Saúde Bucal do Escolar

A higiene bucal pode e deve ser estimulada no ambiente escolar, já que os números do último levantamento nacional de saúde bucal realizado pelo Ministério da Saúde em 2010, mostraram que aos 5 anos de idade uma criança brasileira possui, em média, 2,43 dentes com experiência de cárie.

Aos 12 anos, idade-índice utilizada internacionalmente para fazer comparações, o índice CPO (soma dos dentes cariados, perdidos ou obturados) apresentou uma média de 2,1.

Sabendo que para fins de prevenção de cárie dentária são necessárias 2 escovações diárias bem realizadas com uso de dentifrício fluoretado, essas escovações podem ser realizadas no ambiente domiciliar ou escolar.

É importante que a criança seja supervisionada por um adulto durante a execução desta tarefa por duas razões: o reflexo de cuspir pode ainda não estar adquirido (pré-escola) e pode existir alguma dificuldade motora em fazer a remoção da placa bacteriana adequadamente.

A implementação da higiene bucal deve acontecer a partir do nascimento do primeiro dente na cavidade bucal.

– Do nascimento do primeiro dente até os 12 meses (4 a 8 incisivos irrompidos): meio grão de arroz cru ou “lambuzadela” de dentifrício com flúor 2 vezes por dia.

– Dos 12 meses aos 4 anos: um grão de arroz cru de dentifrício com flúor 2 vezes por dia.

– A partir dos 4 anos: um grão de ervilha de dentifrício com flúor 2 vezes por dia.

Além disso, para diminuir o risco de desenvolvimento de cárie é importante evitar consumo de alimentos com altas quantidades de açúcar como refrigerantes, sucos e chás adoçados.