Saúde do Recém-Nascido Foi Tema de Simpósio

A SOPERJ promoveu, em outubro, o I SIMPÓSIO DE PERINATOLOGIA, no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo.
Segundo José Roberto de Moraes Ramos, Presidente do Comitê de Perinatologia da SOPERJ, “foi uma grande oportunidade de os médicos se reciclarem sobre assuntos da mais alta importância para o melhor atendimento ao recém-nascido”.
A hiperbilirrubinemia, ou simplesmente icterícia, foi um dos temas discutidos.


Fátima Coutinho, Marilene Crispino, e José Roberto de Moraes no CBC

José Roberto explica que “este é um problema que comumente ocorre em bebês, mas que se não for bem avaliado poderá trazer sérios problemas, como o kerniterus.
Às vezes, apenas um banho de sol resolve”. Níveis elevados de bilirrubina causam sérios prejuízos ao bebê, com seqüelas neurológicas para toda a vida.
“Atualmente vivemos uma certa preocupação com o retorno dos casos de kernicterus devido às altas hospitalares precoces sem o devido retorno em 48 a 72 horas para revisão de bebês que saíram da casa de saúde amarelos, com icterícia.
A novidade é que existem novos protocolos para avaliar precocemente se estes bebês vão evoluir com icterícia posteriormente”, explica o pediatra . José Roberto revela que a Neonatologia avançou muito nos últimos anos e algumas novas terapias modificaram a sobrevida de bebês prematuros, sobretudo os menores, com menos de 1000g.
“Medicamentos administrados pela traquéia dos bebês, ao atingirem os pulmões, facilitam em muito a respiração dos mesmos, diminuindo a necessidade e o tempo de ventilação mecânica e de aparelhos para respirarem”, exemplifica.
Desafios no controle da infecção na UTI, reanimação de bebês, nutrição parenteral com o uso de aminoácidos e mortalidade perinatal foram outros temas abordados.