A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou, recentemente, o “Manual Lanches Saudáveis – 3ª edição revisada e ampliada”. A publicação é voltada para os pediatras para que eles possam orientar as famílias e melhorar a qualidade da alimentação de crianças e adolescentes.
No material, a Sociedade destacou que a obesidade passou a ser um dos maiores desafios globais nas últimas décadas. De acordo com os dados, de 2000 a 2019 a prevalência mundial de excesso de peso em crianças menores de cinco anos aumentou consideravelmente. Para os especialistas, essa realidade é devido ao fácil acesso das famílias a produtos ultraprocessados, que têm se mostrado um dos principais vilões do combate ao sobrepeso e obesidade infantil.
Recomendações sobre temas variados
O manual traz uma série de recomendações variadas de como introduzir alimentos saudáveis na rotina dos pequenos e também de como incluir essa alimentação na rotina escolar. Educação alimentar e nutricional; perfil atual do lanche escolar no Brasil; recomendações calóricas e da proporção de macronutrientes da alimentação do escolar; e segurança alimentar na alimentação do escolar foram alguns dos tópicos abordados no documento.
Os organizadores do Manual também se preocuparam em separar algumas dicas de refeições e alimentos atraentes e saborosos para as crianças e adolescentes. Duas seções foram dedicadas às receitas de doces e salgados práticos e saudáveis para a garotada.
A SOPERJ destaca que o material é fundamental para auxiliar e estimular a alimentação saudável desde a infância. A Sociedade reforça ainda que envolver os filhos na preparação dos alimentos pode ajudar também a estreitar os laços familiares, as crianças a compreenderem a importância de se alimentar bem e de ter um estilo de vida saudável.
Manual disponível no link abaixo.