Sociedade de pediatria do rio promove evento para <br>as famílias na semana mundial de aleitamento materno

Evento reúne mães e filhos num belo domingo de sol

            A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), promoveu no último domingo, dia 4 de agosto, nos jardins do Palácio Catete, uma série de eventos voltados para a família, em comemoração à 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Comemorada no mundo inteiro entre os dias 1 e 8 de agosto, a Semana terá como tema este ano  “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”. Durante o evento, as duas entidades lançaram o Manual de Aleitamento Materno, destinado a profissionais de Saúde.
 Houve apresentação das crianças dos Corais da Academia Brasileira da Pediatria e do Colégio de Aplicação da UFRJ. Sob a coordenação do acadêmico José Dias Rego e direção da maestrina Alice Ramos Sena, o repertório contou também com músicas como “Lanterna dos Afogados”, de Herbert Vianna e “Se a gente grande soubesse”, de Billy Blanco. Outro ponto alto do evento foi a apresentação da peça Vida em Movimento com o Grupo de Teatro da ABP, coordenado por Marília Martins. Crianças se divertiram com a recreação de bonecos como Pica Pau e o ursinho Pooh e as mães interagiram com os personagens Jandira, José e seu filhinho num ambiente de muita descontração. A bela manhã de sol contribuiu para uma perfeita confraternização entre mães e filhos.

– Fazer um evento conjunto com a SBP ajuda a fortalecer os vínculos, principalmente quando somos brindados com um dia lindo como esse. É sempre bom poder contar com uma atividade cultural que envolve crianças. Cultura, educação e saúde fazem um tripé trabalhando em prol do aleitamento materno e fortalecendo a importância do profissional como elo fortalecedor da família – afirmou o presidente da SOPER, Edson Liberal.
 O presidente da SBP, Eduardo Vaz, parabenizou a todos, lembrando a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do cérebro e do aprendizado infantil, do contato pele a pele mãe e filho, pedindo que cada um dos presentes estimule a amamentação pelo maior tempo possível, assim como o cuidado com os pequenos desde a gravidez.
 Além do evento comemorativo, a SOPERJ colocou à disposição da população o telefone (21) 9981-5866, com um membro do Comitê de Aleitamento Materno para tirar dúvidas sobre amamentação. O Disque-Amamentação funcionará das 9h às 16h até a próxima quarta-feira. Carmen Elias, presidente do Comitê de Aleitamento Materno da SOPERJ, esclarece que o Disque-Amamentação não é oferecido apenas para gestantes e mães. O pediatra vai estar apto a esclarecer temas relacionados ao aprendizado do bebê em sugar e como a mãe deve oferecer o peito e outras dicas importantes. Mas também vai responder a questões sobre legislação, no que se refere à questão da licença maternidade, por exemplo.
 A Semana Mundial da Amamentação é celebrada em 170 países com o objetivo maior de aumentar os índices de aleitamento materno, e é promovida por diversos órgãos internacionais. Os pediatras ressaltam que, com a amamentação, as crianças têm vantagens nutricionais, imunológicas (adoecem menos) e psicoemocionais (fortalecimento do vínculo afetivo e prevenção da violência), entre outras. Para a mãe, os benefícios também são inúmeros, pois reduz o risco de câncer de mama, a involução do útero é mais rápida e o vínculo afetivo que se estabelece com a criança é enorme. Carmen Elias ressalta que não existe ‘leite fraco’.  Segundo ela, “o colostro, líquido amarelado que a mulher produz nos primeiros dias de amamentação, é perfeito para o recém-nascido, por suas proteínas e células de defesa que protegem a mucosa intestinal do bebê”, ressalta a pediatra.

Com a presença do organizador, Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade, e dos autores José Dias Rego e Marcus Renato de Carvalho, coordenador do site Aleitamento.com, foi lançado o Manual de Aleitamento Materno da SBP (Editora Manole), dirigido aos profissionais da saúde. Luis Felipe Mader – pediatra dos gêmeos Guilherme e Felipe, filhos da madrinha da campanha deste ano, a pedagoga e bailarina Roberta Fernandes, e do padrinho, o ator Marcelo Serrado, prestigiou o evento.