SOPERJ apoia evento em comemoração ao Agosto Dourado na Fernando Magalhães

Um encontro realizado na última quinta-feira, dia 23 de agosto, no Hospital Maternidade Fernando Magalhães (HMFM), em São Cristóvão, com a participação da família lúdica da SOPERJ, marcou mais uma vez as comemorações do Agosto Dourado, em uma ação de Educação Continuada apoiada pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, em alusão ao Dia do Pediatra, lembrado no dia 27 de julho.

A presidente do Comitê de Aleitamento Materno e também integrante do satff do HMFM, dra Carmem Elias, participou do evento e mais uma vez ressaltou a importância da valorização do aleitamento materno. Foram debatidas questões de valorização da doação do leite humano para o banco de leite próprio da unidade, por meio de informes nos setores com uma visita da Família Lúdica SOPERJ na unidade. Os funcionários e pacientes tiraram fotos com os bonecos, enquanto recebiam informações relevantes em relação ao aleitamento materno e à doação de leite humano. O Hospital Maternidade Fernando Magalhães é uma unidade que está engajada para conquistar o título de Hospital Amigo da Criança. Para isso, profissionais de saúde, corpo técnico e membros da direção estão unidos na preparação final para solicitar uma avaliação global ao Ministério da Saúde.         

A diretora da unidade, dra Carmen Athayde dos Santos, pediatra, contou que o empenho para conquistar o título é diário.  “O nosso sonho dourado, dentro do agosto dourado, é que o Hospital Maternidade Fernando Magalhães consiga o título de Hospital Amigo da Criança, para o qual nós temos lutado durante todos esses anos. Nós da direção e o corpo de funcionários temos não só lutado para conseguir o título, mas também nos empenhado diariamente para as boas práticas em relação ao aleitamento materno”, afirmou, para em seguida completar: “Além da conquista do título, que é um objetivo maior, o importante é a manutenção da prática, o incentivo ao aleitamento materno para o binômio mãe-bebê, não só pela nutrição e alimentação, mas pelo estreitamento desses laços que sabemos o quanto são importantes”.

         Para a diretora da unidade, dra Carmen Athayde, esse trabalho é fundamental, para agora e para sempre. Segundo ela, é uma cultura que tem de ser conquistada diariamente e colocada para os profissionais, e também para as mães, que muitas vezes chegam à unidade com outros hábitos que só revelados a elas em outro ambiente.

A Coordenadora médico assistencial do HMFM, dra Anna Dias, disse que ser um hospital amigo da criança significa ofertar à mãe a possibilidade de ter toda a sua revelação, amplitude de ação, podendo dar a ela não só a sua escolha de como será o parto e quem estará com ela na hora do parto, mas também desfrutar e perpetuar esse momento mágico por meio da amamentação.

“Nós, profissionais da Fernando Magalhães, acreditamos imensamente na ideia da amamentação, do cuidado amigo da mulher. E fazemos disso a nossa rotina. Queremos muito o título de Hospital Amigo da Criança para que tenhamos a certeza de que esse caminho que nós já estamos fazendo e executando nos nossos dias, através de nossas ações, se torne realmente concreto com a conquista do títu
lo de hospital amigo da criança”, concluiu.