SOPERJ apoia II Encontro Interdisciplinar de Aleitamento Materno no HUGG

Participaram do evento alunos e profissionais de diversas áreas do Gaffrée e Guinle

 

O II Encontro Interdisciplinar de Aleitamento Materno do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca, realizado nesta quarta-feira, dia 22, reuniu psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e médicos pediatras e obstetras para discutir e aprofundar conhecimentos sobre aleitamento. O evento foi mais uma ação de educação continuada, apoiada pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, SOPERJ, em comemoração ao agosto dourado e também ao Dia do Pediatra (27 de julho). A Secretária Geral e membro do Comitê de Perinatologia da SOPERJ, e também diretora da Escola de Medicina da Unirio, à qual o HUGG pertence, dra Maria Marta Regal de Lima Tortori, falou na abertura sobre a importância do evento:

– Temos aqui a representatividade de todas as áreas que o aleitamento envolve. Agosto é considerado um mês dedicado ao aleitamento materno e não é à toa que esse evento está acontecendo hoje. Não basta uma semana. O leite materno é tão importante, tão padrão ouro em termos de alimentação em prol da criança, que hoje temos um mês dourado. Justamente dedicado a isso. E por este motivo também a SOPERJ resgata o da 27 de julho quando se comemorou o dia do pediatra.  É gratificante termos um evento dessa natureza e entender que, se juntarmos as disciplinas de obstetrícia, com a de pediatria e suas diferentes áreas de atuação, será o nosso gol de placa para que o nosso estudante saia daqui um médico entendendo que não se faz prática de amamentação adequada, com sucesso, se não houver a integração – afirmou.

             -Também presente ao evento, o vice presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e Chefe do Serviço de Pediatria do UUGG, dr Edson Liberal, lembrou que o Encontro Interdisciplinar é um evento com iniciativa do hospital amigo da criança, iniciativa cuja implantação já está sendo discutida naquela instituição que, em breve, terá sua maternidade reaberta. “Estamos prestes a voltar com o setor de maternidade, que deverá reabrir até o mês de setembro, depois de ficar fechada por 18 meses. Então, é fundamental que os alunos participem dessa discussão teórica, com experiências práticas, para quando eles forem à atividade na maternidade, perceberem a integração da teoria e prática. É um momento bastante interessante. Temos discutido muito e aprofundado os estudos com projetos para chegar ao hospital amigo da criança”, esclareceu.

             Em sua conferência de abertura, a pediatra Nicole Gianini, membro do Comitê de Perinatologia da SOPERJ, falou sobre amamentação, a base sólida para o prematuro. “O leite materno é alimento ideal para qualquer recém-nascido, mas para o prematuro, ele é primordial, mais importante ainda”, disse. Segundo a Dra Nicole, estudos comprovam que as unidades que utilizam o método Canguru para os prematuros tiveram desempenho superior em relação ao aleitamento materno, menores índices de reinternação e ao empoderamento materno com repercussões no cuidado e atenção com o bebê.  

            Uma mesa multiprofissional com a presença da dra Maria Conceição Monteiro Salomão, do Comitê de Aleitamento Materno da SOPERJ, encerrou o evento que discutiu ainda os seguintes temas: “Alimentação saudável da gestante, nutriz e lactente: investimento para o futuro”; “O trabalho interdisciplinar como alicerce do apoio à amamentação”; e “Políticas públicas em aleitamento materno e a Semana Mundial de Amamentação”.