*SOPERJ lança documento sobre adolescência

 

SOPERJ lança documento sobre adolescência

 

“Toda criança e adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos por lei.” Essa é uma afirmação, do Artigo 7, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que a SOPERJ destaca que deve ser lembrada sempre, principalmente, no dia 21 de setembro, data que marca oficialmente o Dia do Adolescente.

 

A data foi instituída em 1996, através do Projeto de Lei do deputado Horácio de Matos Neto. Ela tem como objetivo conscientizar a população, e os profissionais que lidam com esse público, da importância do diálogo e de orientar esses jovens nesta fase da vida, que é cheia de transformações e descobertas.

 

Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria e suas Regionais procuram incentivar os pediatras a realizarem ações voltadas para os adolescentes e os pais ou cuidadores.

 

Dentre algumas das ações da SOPERJ, este ano, está o lançamento do documento “O desenvolvimento do adolescente”. O material foi organizado pelo Departamento Científico de Adolescência da Sociedade, presidido pela Dra. Rachel Nisckier Sanchez, e baseado no relatório The Teen Years Explained: A Guide to Healthy Adolescent Development, desenvolvido pelo Centro de Saúde dos Adolescentes, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, da Universidade Johns Hopkins/EUA.

 

A Dra. Rachel enfatiza que os adolescentes (pessoas entre 12 e 18 anos de idade) ainda não são reconhecidos por grande parcela da sociedade como sujeitos em desenvolvimento, com características próprias e especificidades desse período tão peculiar do ser humano. “Esse desconhecimento gera equívocos na sua criação pelas famílias e até por parte de alguns profissionais da saúde e da educação, entre outros. O documento, apresentado pela Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro – SOPERJ, objetiva trazer subsídios para a compreensão dessa faixa etária, com todas as suas nuances e elementos que enriquecem um dos momentos mais importantes do desenvolvimento.”

 

O documento analisa as principais mudanças que ocorrem no desenvolvimento dos adolescentes e apresenta sugestões de como pais e pediatras podem ajudar esses jovens nesse período. O material foca nas cinco áreas de desenvolvimento na adolescência: física, emocional, cognitiva, social e moral. O papel dos pais e como eles podem dar suporte durante esse desenvolvimento; a questão dos hormônios; a autoestima e a formação de identidade; a importância do diálogo e de ouvir o adolescente; de discutir e definir limites, são alguns dos tópicos abordados no texto..

 

Além do guia, um artigo da Dra. Rachel sobre o tema será divulgado na imprensa. A SOPERJ elaborou, também, um texto abordando o impacto dos cigarros eletrônicos na infância e adolescência, que vem crescendo entre os jovens. A nota é de autoria do Departamento Científico de Doenças Respiratórias, que tem à frente a Dra. Patrícia Fernandes Barreto M. Costa.

 

Os documentos completos estão disponíveis no link abaixo.