A SOPERJ foi escolhida para ser o sétimo pólo de treinamento do Curso BLS (Basic Life Support) e do Programa Salvacorações, oferecidos pela American Heart Association (AHA). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é um dos centros de treinamento da AHA no Brasil, espalhados pelo país.
O presidente da SOPERJ, Dr. Claudio Hoineff, destacou que a Sociedade se sente honrada de ter sido escolhida pela SBP. “A SOPERJ agradece à SBP pela oportunidade de capacitar seus pediatras para o curso BLS, que é fundamental para salvar vidas.”
Curso BLS e Salvacorações
O BLS é um curso que tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para reconhecer parada cardiorrespiratória em qualquer idade.
Segundo a coordenadora geral do curso na SBP, Dra. Valéria Bezerra, a ideia é que essas pessoas estejam aptas no socorro imediato e na melhor tomada de decisões em situações críticas. “A parada cardiorrespiratória pode acontecer em qualquer idade e o profissional bem capacitado aumenta as chances de sobrevivência da vítima, até o socorro chegar.
Para o Dr. Edson Liberal, primeiro vice-presidente da SBP, o pólo será a possibilidade dos profissionais, não só da área médica como de outras áreas, se aperfeiçoarem e melhorarem o atendimento.
O médico destacou que junto ao curso será promovido o Programa Salvacorações. “O Salvacorações dará a oportunidade de profissionais de outras áreas fora da área hospitalar participarem. Com isso, leigos que possam estar envolvidos em uma situação de emergência, como bombeiros, professores e seguranças, estarão qualificados para dar os primeiros socorros.”
Treinamento e o Curso na SOPERJ
Os dois representantes da SBP, o Dr. Edson e a Dra. Valéria, estiveram presentes na sede da SOPERJ neste mês de julho para esclarecer sobre os trâmites com relação ao treinamento e ao curso. Eles se reuniram com o presidente da SOPERJ, Dr. Claudio Hoineff, além do Dr. Abelardo Bastos (vice-presidente) e Dra. Ana Alice Parente (diretora da SOPERJ).
No dia 13 de julho, a SBP realizou a capacitação dos instrutores que irão ser responsáveis por ministrar o curso na SOPERJ. O objetivo é contar com, pelo menos, seis instrutores. A data para início do curso ainda não está definida.