Uso da Internet Merece Atenção

Os computadores cada vez mais fazem parte do dia-a-dia de nossas crianças, seja em atividades curriculares ou de lazer. Não há evidências de que eles causem problemas de visão, mas nossos olhos não estão preparados para permanecer por tempo prolongado frente ao monitor. A imagem da tela é composta de “pixels” (pequenos pontos) e para termos uma boa definição desta imagem o olho tem de manter esforço para focá-la constantemente.
“Isso pode resultar em tensão da musculatura ocular”, diz Viviane Lanzelotte, do Comitê de Atenção Integral ao Desenvolvimento da SOPERJ. Ela lembra, ainda, que “com o uso prolongado do computador há uma diminuição na freqüência do piscar e isso resulta em ardência e dor oculares, o que piora o esforço em manter o foco”.
As condições de localização do aparelho, da mesa e da cadeira devem respeitar os aspectos ergonômicos para cada indivíduo a fim de evitar vícios de posição que levarão a dores musculares, cefaléia, dor lombar e cervical, por exemplo.
“Sempre que ocorrerem sintomas importantes com o uso do computador, sejam visuais ou gerais, a avaliação oftalmológica deve ser realizada.
Mas existe uma nova condição, chamada de Síndrome de Visão de Computador, que se caracteriza por cansaço visual associado ao seu uso prolongado. Os sintomas incluem hiperemia e desconforto ocular, prurido, sensação de “olhos secos” ou lacrimejamento, fadiga visual, sensibilidade à luz, sensação de peso nas pálpebras ou na fronte e dificuldade em conseguir foco (embaçamento visual). Acredita-se que após duas horas de uso do computador esses sintomas já possam ocorrer”, revela Viviane.
Medidas podem ser orientadas para se evitar o mau uso do aparelho e conseqüentes repercussões clínicas. Algumas delas são:  posicionar o monitor entre 50 a 60 centímetros dos olhos, sendo que o topo do monitor deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;  Iluminar bem a sala do computador;  Minimizar os reflexos na tela, alterando a posição do monitor ou das luzes; se necessário utilizar um filtro anti-reflexo;  A área atrás e ao redor do computador não deve ser escura, incluindo o teclado, para que os olhos não tenham que se adaptar constantemente ao claro e escuro;  Limpar freqüentemente a tela do computador para melhorar a visibilidade.
A pediatra e oftalmologista lembra que descansos periódicos são importantes:  Olhar para longe do monitor a cada 15 min  Perceber seu período máximo de atenção (20 a 45 min para a maioria das pessoas) e estipular períodos de intervalo para levantar, se “esticar”, relaxar e beber água.