Vacina contra varicela

Autor:Comitê de Infectologia da SOPERJ

A Varicela, popularmente conhecida como Catapora, é uma doença tida como benigna. No entanto infecções secundárias com grande potencial de gravidade podem ocorrer, principalmente em populações de baixa renda. Podem ocorrer ainda complicações graves como encefalite (1% dos casos), meningite, cerebelite, pneumonia, Síndrome de Reye (associada ao uso de Acido Acetil Salicílico) e quadros hemorrágicos em pacientes imunocomprometidos.
A doença tem comportamento sazonal ocorrendo predominantemente entre os meses de julho e dezembro. Neste ano tem-se observado um grande número de casos o que não configura necessariamente uma epidemia já que a doença não é de notificação compulsória o que torna mais difícil uma avaliação acurada do perfil de ocorrência a cada ano.
Contudo independentemente de estarmos ou não diante de uma epidemia deveríamos considerar a Varicela como uma doença grave, passível de prevenção através de imunização (dose única após os doze meses de idade) e que além de acarretar custos diretos (internações e uso de medicamentos) e indiretos (faltas na escola) tem um grande potencial de morbidade e mortalidade.
Dentro deste contexto, nós do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro recomendamos fortemente que esta vacina esteja disponível o mais breve possível nos postos de saúde, para toda a população pediátrica.

Fonte:SOPERJ