Vírus sincicial respiratório – Atualização

A SOPERJ, por meio do seu Departamento Científico de Doenças do Aparelho Respiratório, elaborou um documento atualizando sobre as formas de abordagem profilática em relação ao vírus sincicial respiratório.

O principal agente etiológico da bronquiolite viral aguda é o vírus sincicial respiratório (VSR), que faz parte da família Pneumoviridae. Possui dois tipos, A e B. Duas proteínas são encontradas na sua superfície e responsáveis pela sua virulência (penetração do vírus à célula hospedeira): a proteína F (fusão) e a proteína G (glicoproteína de fixação), sendo que a proteína G permite a fixação do vírus a célula hospedeira, e a F a fusão dessa célula à membrana celular viral. O VSR tem variação sazonal na infectividade, que é maior no período do inverno e varia nas regiões do Brasil. Algumas formas de profilaxia, seja ativa ou passiva, estão disponíveis contra o VSR.1

O palivizumabe é uma imunoglobulina G1 monoclonal produzida por tecnologia DNA recombinante, que atua contra o sítio II da proteína F pré-fusão e pós-fusão do VSR, tendo uma capacidade neutralizante e inibitória da fusão do vírus no epitélio respiratório. Após a administração intramuscular, o anticorpo se distribui por via hematogênica, até atingir o sistema respiratório. Uma dose mensal, durante os 5 meses do período sazonal, é necessária para manter um nível de proteção durante o período e pelo menos por 6 meses. O medicamento está licenciado para prevenção de doenças graves do trato respiratório inferior em pacientes pediátricos com maior risco de maior gravidade pelo VSR.

As últimas recomendações pela Academia Americana de Pediatria2 estão disponíveis no link.

O nirsevimabe é um anticorpo monoclonal recombinante contra a proteína de F de fusão do VSR, derivado das células T, que apresenta uma meia-vida estendida. Portanto, apenas uma dose única administrada antes do período sazonal, em lactentes menores de 8 meses e entre 8-19 meses de vida, é necessária.

Um ensaio clínico randomizado, com 1490 lactentes (994 receberam nirsevimabe e 496 placebo) que foram prematuros tardios (>35 semanas) ou à termo, evidenciou proteção contra infecção respiratória de vias aéreas inferiores, no grupo que recebeu o nirsevimabe. O medicamento já foi aprovado pela ANVISA.

O estudo3 pode ser acessado na íntegra no link.

 

Vacina

A vacina contra o VSR, aplicada em gestantes, acima de 32 semanas de idade gestacional, com objetivo de prevenir a infecção grave pelo vírus, nos primeiros 6 meses de vida do lactente, foi recentemente aprovada pela ANVISA. Com o nome comercial Abrysvo®, a vacina é composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR, e tem sua aplicação em dose única, intramuscular, em gestantes no segundo e terceiro trimestres.

A nota da aprovação da vacina pela ANVISA4 encontra-se disponível no link.

Referências:

  1. World Health Organization. Respiratory Syncytial Virus (RSV) Disease. Disponível em: https://www.who.int/teams/health-product-policy-and-standards/standards-and-specifications/vaccine-standardization/respiratory-syncytial-virus-disease#:~:text=Respiratory%20syncytial%20virus%20(RSV)%20belongs,family%20Pneumoviridae%20and%20order%20Mononegavirales.
  2. Caserta MT, O’Leary ST, Munoz FM, Ralston SL. Palivizumab Prophylaxis in Infants and Young Children at Increased Risk of Hospitalization for Respiratory Syncytial Virus Infection. 2023; 152(1):e2023061803. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article/152/1/e2023061803/192153/Palivizumab-Prophylaxis-in-Infants-and-Young?autologincheck=redirected.
  3. Hammitt LL, Dagan R, Yuan Y, Baca Cots M, Bosheva M, Madhi SA et al. Nirsevimab for Prevention of RSV in Healthy Late-Preterm and Term Infants. New Engl J Med. 2022; 386(9):837-46. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2110275.
  4. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa registra vacina para prevenção de bronquiolite em bebês. 01/04/2024. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-registra-vacina-para-prevencao-de-bronquiolite-em-bebes#:~:text=O%20imunizante%20Abrysvo%20está%20indicado,por%20imunização%20ativa%20em%20gestantes.

 

Rafaela Baroni Aurilio

Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant’Anna

Patrícia Fernandes Barreto Machado Costa

Ana Alice Amaral Ibiapina Parente

Departamento Científico de Doenças do Aparelho Respiratório