O momento é de ficar em casa e seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus pelo país. Porém, além dos cuidados relacionados ao COVID-19, os pais também têm mais uma preocupação neste período em que os filhos estão em casa em tempo integral: os acidentes domésticos. Como alerta, o Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria listou algumas orientações para evitar esses acidentes durante a pandemia.
O documento aborda os perigos mais frequentes (queimaduras, traumas por impacto, afogamentos, quedas, sufocamento, choques elétricos etc) e destaca que é preciso estabelecer ações preventivas de acordo com a faixa etária. Segundo a entidade, é fundamental preparar o ambiente para que as crianças possam explorá-lo sem riscos.
No texto, também são apresentados dados referentes aos principais acidentes com crianças de 0 a 14 anos. Mais de três mil crianças e adolescentes são vítimas de acidentes, sendo os mais comuns afogamentos e atropelamentos. Além disso,11 mil são hospitalizadas por quedas ou queimaduras. A SBP alerta que muitos deles ocorrem pela distração no celular, principalmente em acidentes com bebês.
Principais recomendações:
-
Evite crianças na cozinha. Esse é o local de maior risco para queimaduras e outros acidentes domésticos. O ideal é que haja um portão ou outro tipo de bloqueio para impedir o acesso da criança à cozinha;
-
Não manipule produtos inflamáveis com crianças ao colo ou por perto;
-
Cuidado com os produtos de limpeza. Evite deixá-los ao alcance das crianças;
-
Mantenha os móbiles bem fixados no berço ou no carrinho para evitar que solte alguma peça dele;
-
Não deixe o bebê sozinho na banheira;
-
Ponha telas nas janelas ou sacadas e não deixe cadeira, ou qualquer outro objeto de apoio, perto desses locais;
-
Use o cinto de segurança quando for usar o bebê conforto;
-
Verifique sempre se os brinquedos não possuem peças que soltem e que a criança possa engolir;
-
As tomadas elétricas da casa devem estar protegidas;
-
Cuidados com os jogos e desafios da internet que possam causar danos físicos, e monitore com frequência essas atividades.
O manual de orientação completo pode ser conferido no site da SBP.
Veja outras orientações aos pais durante o período de distanciamento social.
- Proteção às crianças e adolescentes durante a COVID-19
- Como lidar com as crianças em época de coronavírus