Posicionamento: Publicidade de Alimentos Infantil

Diversas Sociedades Médicas, entre elas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), assinaram um posicionamento para alertar sobre a publicidade de alimentos ultraprocessados destinados ao público infantil e pedir para as autoridades medidas para proibir a veiculação desses anúncios.

O objetivo do documento é prevenir o aumento da obesidade e do sobrepeso entre crianças e adolescentes, que vêm crescendo ao longo dos anos e trouxe ainda mais preocupação durante a pandemia.

Segundo as sociedades, estudos já apontaram que a obesidade infantil está relacionada ao tempo que esses jovens passam na frente da televisão e que são extremamente influenciados por esses anúncios. Por isso, destacam que é importante estimular políticas públicas que diminuam essa exposição e ajude a prevenir não só a obesidade, mas também outras doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares.

Assinam o posicionamento a SBP, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Nutrição (CFN), Federação Latino-americana de Obesidade (FLASO), Instituto Alana, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Desiderata, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Sociedade Brasileira de Hepatologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH),Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e World Obesity Federation (WOF).

Link do Posicionamento: Publicidade de Alimentos e Bebidas Industrializados no Brasil Direcionada ao Público Infantil