Boletim Informativo da SOPERJ – Vol. 16 – nº 04

Editorial

PEDIATRAS – FELIZ 2014

O ano de 2013 foi marcado pelos encontros regionais. As Jornadas SOPERJ –  Regionais tiveram todas muito sucesso: Serrana (maio), Sul Fluminense (agosto), Norte Fluminense (agosto), Lagos (setembro) e Baixada (novembro) e o tradicional Encontro de Atualização em Pediatria da Zona Oeste (junho).
A novidade de destaque foi o Encontro com a Gastroenterologia da SOPERJ, que ocorreu em
Teresópolis, Niterói e Nova Iguaçu, um evento sempre muito elogiado pelos Pediatras.
Mantivemos também o CAP – Curso de Atualização em Pediatria, em parceria com o CREMERJ, com temas variados que abordaram o cotidiano do Pediatra.
Em 2013, tivemos também mudanças na Revista de Pediatria da SOPERJ, que possui agora variáveis possibilidades de publicações. Buscamos avanço na qualidade e criamos um site: <www.revistadepediatriasoperj.org.br>.
As reuniões com as operadoras de saúde, a princípio, podem parecer sem resultados, no entanto, mostraram-nos um horizonte de deflagrações de um grande momento com assembleias, para que possamos nortear os caminhos da luta, dando uma resposta forte pela não negociação dos planos de saúde.
No campo da defesa profissional, construímos um caminho para que, em 2014, seja consolidado “O Ano da Defesa Profissional”. Com relação ao serviço público, todos os médicos vivenciam uma situação de precarização do seu trabalho. Temos de exigir concurso público e plano de cargo, carreira e salários decentes. A SMS-RJ desvaloriza cada vez mais o Pediatra na atenção básica. Estamos nos posicionando firmemente.

2014 – Ano da Defesa Profissional
2014 – Feliz CONSOPERJ – 9 a 11 de outubro – Centro de Convenções Sul América

Desejamos a todos os Pediatras e às suas famílias um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de rea- lizações.

Diretoria da SOPERJ Triênio 2013-2015