Alerta para as doenças do inverno

Com a chegada do inverno, a incidência de doenças respiratórias, como rinite, otite, faringite e sinusite, aumenta muito, afetando principalmente as crianças, e se torna a principal causa da procura por consultas ambulatoriais.

 

De acordo com Clemax Sant´Anna, professor do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ e vice-diretor da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro – SOPERJ, as causas desse fenômeno são as mudanças freqüentes de temperatura, o acúmulo de poluição e as inversões térmicas. Sant´Anna alerta que certas precauções podem ser tomados para diminuir as internações pediátricas, como boa nutrição, aleitamento materno, e evitar ambientes com poluição, fumaça de cigarro, poeira e pólen.

 

O IPPMG oferece tratamento gratuito pelo SUS em seus ambulatórios, bem como em seu serviço de emergência 24 horas. O telefone para contato do IPPMG é 2590-4640, e o seu endereço eletrônico é www.ippmg.ufrj.br. Para prevenir doenças respiratórias e fornecer parâmetros para políticas públicas, a UFRJ e a Feema desenvolveram a Operação Inverno 2004.

 

Acessando o site www.inverno2004.ufrj.br o internauta tem a sua disposição, boletins metereológicos, dados de monitoramento de níveis de poluição atmosférica por gases e pólen, dentre outras informações.