ASMA E SEU TRATAMENTO, TEMAS DE DEBATE NO CONGRESSO DE PEDIATRIA NO RIO

De 20% a 30% da população mundial sofre de alguma doença alérgica

 

O aumento da prevalência da asma e outras doenças alérgicas nas últimas três décadas foi de tal intensidade que, atualmente, estima-se que de 20 a 30% da população mundial sofra de alguma doença alérgica. A informação é do alergista Fábio Kuschnir, presidente do Comitê de Alergia e Imunologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), que será um dos palestrantes do XII CONSOPERJ, congresso de pediatria organizado pela SOPERJ, que será realizado de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro.

 

“Pesquisas realizadas no Rio de Janeiro mostram que cerca de 20% das crianças e até 14% dos adolescentes apresentam sintomas de asma” explica o alergista, que vai participar da conferência “Crise de Asma”, prevista para as 9h30 do dia 12 de outubro. Segundo ele, “as crises de asma figuram entre as três principais causas de ida aos serviços hospitalares de emergência e constitui a quarta maior causa de hospitalização de crianças em nosso país”.

 

Apesar de ser a doença crônica mais comum da infância, a asma “ainda é cercada por falsos conceitos e medos infundados, como o uso das bombinhas e da cortisona, tanto por parte dos pacientes e seus familiares, quanto pelos médicos, que podem acarretar em falhas no tratamento e no seu pior controle”, comenta.

 

A palestra do alergista Fábio Kuschnir vai abordar o tratamento da crise de asma e discutir aspectos diagnósticos eterapêuticos, além de condutas práticas para evitar as possíveis falhas na abordagem desta importante emergência pediátrica. No mesmo dia 12, Solange Oliveira Rodrigues Valle, membro titular da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, vai coordenar uma mesa-redonda sobre o tema Alergia, que vai abordar outros tópicos, como “anafilaxia”, com o pediatra Emmanuel Reis Martins, “as farmacodermias graves”, com Albertina Varandas e “as emergências nas imunodeficiências primárias”, com a médica Maria Luiza Alonso

 

Este ano o tema central do CONSOPERJ será “Emergência”, e entre conferências, mesas redondas, painéis e fóruns, o evento terá cerca de 60 atividades. Segundo a presidente da SOPERJ, Isabel Rey Madeira, “o objetivo nesse XII CONSOPERJ é de nacionalizar o congresso, trazendo pediatras de outros estados. Além do tema central, vamos abordar atualizações em temas clássicos de Pediatria, tradicionalmente uma marca do CONSOPERJ. E teremos como novidade seções interativas e as clássicas exposições de pôsteres e temas livres, com oportunidade para a troca de saberes”.