Comunicado: Nota de Falecimento

A SOPERJ comunica com pesar o falecimento da Dra. Susie Andries Nogueira, infectologista pediátrica. Dra. Susie foi uma profissional brilhante e professora singular que deixa uma legião de alunos e admiradores pelo seu exemplo, conhecimento e dedicação à população desfavorecida.

Criou o serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Alavancou todo o processo de prevenção da transmissão vertical do HIV no Brasil e contribuiu para que o Ambulatório de Gestantes do IPPMG fosse o primeiro a fazer um atendimento multidisciplinar e garantir a amamentação para os filhos de mães infectadas pelo HIV.

Atuou intensamente na era de HIV, dengue, entre outras doenças, criando uma ONG para filhos de mães positivadas, que é referência na UFRJ, no Instituto de Infectologia São Sebastião e, por último, na cidade de Petrópolis onde teve papel relevante no controle da doença.

Que siga seu caminho de paz inspirando gerações como fez com maestria.